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Yamaha traz “Vital e sua Moto” em nova campanha
Mercado
Publicado em 02/04/2024

Vital e Sua Moto foi o primeiro sucesso dos Paralamas do Sucesso, do álbum Cinema Mudo de 1983. Mas como seria o Vital dos dias atuais? Este é o insight do novo filme da Yamaha: contar a história do personagem eternizado pelos Paralamas do Sucesso como ícone dos amantes de motocicleta.

Para a marca, Vital é um brasileiro comum, que passou a se sentir total a bordo de uma motocicleta Yamaha que expandiu ainda mais seus sonhos. A campanha é assinada pela FutureBrand São Paulo e foi lançada, durante o intervalo do programa Altas Horas, que homenageava os 40 anos da banda carioca.

Com o filme, a banda lança o novo fonograma da música trazendo elementos atuais para o clássico. A nostalgia também é um elemento explorado pela campanha, que aproveita o movimento de mercado e reimagina o clipe a partir de códigos que se relacionam com os brasileiros. 

“Nós enxergamos o motociclismo como um meio para maximizar o potencial humano e levar pessoas a viverem seus sonhos. Seja uma viagem, um passeio, ou mesmo ganhar tempo no deslocamento para o trabalho ou para a faculdade. Com Yamaha é possível”, revela Helio Ninomiya, diretor executivo da Yamaha. “Para nós, Vital representa essa vontade de superação tão inerente aos brasileiros”, completa. O conceito “Vá de moto, vá de Yamaha” materializa a nova estratégia da marca, que busca conectar a marca com o estilo de vida de cada pessoa – respeitando o estilo e as escolhas de cada pessoa.

Para a fabricante japonesa, a nova campanha é uma oportunidade de colocar o posicionamento de forma criativa na rua, se conectando com os consumidores de forma genuína. Além do filme, a campanha conta com um plano de ativações e ações que devem ocorrer nos meses de abril, maio e junho. Durante o lançamento, a ativação nas redes sociais contou com a ação de personalidades como o cantor e ator Xamã, Hugo Gloss, Lucas Silveira da Banda Fresno e perfis de cultura e entretenimento, como Omelete.

O insight foi validado a partir de pesquisa digital realizada pela FutureBrand São Paulo e o resultado foi incontestável em conectar a força da banda e da música ao universo das duas rodas. “A música é um achado, um clássico do rock brasileiro, de uma banda que todo mundo gosta. E ela exprime o sentimento do que é ter uma moto. Percebemos que ‘Vital e sua moto’ é um hit que traz memória afetiva para quem conhece a música e tira um sorriso de quem ainda não conhecia”, avalia Giovana do Vale, gerente de Brand e Marketing da Yamaha.

Guilherme Lemos, diretor de Criação da FutureBrand São Paulo, conta sobre o processo criativo: “Quando pensamos na música, a grande preocupação foi ela já ter sido usada, porque para nós era uma conexão óbvia. Mas, para a nossa sorte, não. Então a partir daí fomos em busca da melhor forma de contar essa história de 40 anos, trazendo para os dias atuais, mas sem perder a boa nostalgia que música traz. Uma parte importante foi a construção do “novo Vital”, porque ele precisava ser um cara em que todo mundo se reconhece, mas com personalidade e carisma. E na parte da história, buscamos criar situações com um leve tom de humor, mas sem exagero. Juntando a música, personagem e a história, acreditamos que conseguimos passar a mensagem da Yamaha muito mais em forma de entretenimento, do que de um comercial. Do jeito que o brasileiro curte.

Imgem: Divulgação Yamaha

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