Offline
Publicidade
Publicidade
Entenda como a inteligência artificial colabora para a redução de multas e acidentes
15/03/2024 08:36 em Mobilidade

Mais de 21,1 milhões de infrações no trânsito foram registradas em todo o Brasil em 2023; especialista da Cobli indica como a tecnologia pode identificar comportamentos de risco dos motoristas, reduzindo multas ao volante

O aumento expressivo das infrações de trânsito em 2023, ultrapassando 21,1 milhões em todo o Brasil, ressalta a importância de soluções inovadoras para melhorar a segurança viária. A integração de tecnologias como Inteligência Artificial (IA) e Internet das Coisas (IoT) evoluiu e está mais inteligente e acessível, tornando-se uma forte aliada na redução de multas e prevenção de acidentes.

Marcelo Gomez, head de estratégia e planejamento da Cobli - FleetTech que descomplica e potencializa a gestão de frota -, vê a IA  como uma ferramenta indispensável para o gerenciamento de veículos comerciais. A tecnologia identifica comportamentos de risco dos condutores, como distrações ao volante e excesso de velocidade. Em meio a milhares de quilômetros rodados, ter essas situações destacadas ajuda a fornecer feedbacks imediatos e proporcionar treinamentos customizados. O impacto é sentido no bolso, pois um melhor modo de condução reduz infrações e desgaste do veículo.

Grandes empresas já comprovam a eficiência da IA. A Rodopeças, empresa cliente da Cobli que fornece peças e acessórios para caminhões, carretas e linha pesada, zerou as multas por uso de celular e reduziu em 40% as demais infrações com a tecnologia. Avaliando o cenário, Gomez elenca três principais formas que a IA diminui situações de risco e reduz multas ao volante. Confira:

Alerta sonoro para detectar imprudências: resposta imediata para segurança

Os sistemas com IA, como é o caso das câmeras presentes na videotelemetria, identificam automaticamente situações de risco, como uso do celular, velocidade excessiva do veículo, distância de segurança, entre outros. Ao detectar esses comportamentos, o dispositivo emite um alerta sonoro na cabine  para que o motorista retome a atenção. Se o motorista pegar o  celular enquanto dirige, por exemplo, a IA prontamente avisa a direção distraída. Dessa forma, o condutor retoma a atenção, evitando assim possíveis acidentes e multas. 

Decisões embasadas em dados: câmera inteligente para a prevenção de riscos

As gravações geram uma infinidade de informações, e não é possível que um gestor acompanhe e avalie essa quantidade de dados manualmente. Por isso, a inteligência artificial é essencial para identificar e encaminhar os momentos que a pessoa deve assistir e avaliar, transformando dados brutos em informação útil e relevante. A tecnologia permite, então, intervir proativamente e de maneira mais estratégica. Ela possibilita priorizar ações e manter um ciclo de feedbacks mais frequente para evitar a repetição desses comportamentos de risco, reduzindo a probabilidade de consequências negativas, como acidentes e infrações.

Vídeos como evidência: imagens para evitar cobranças indevidas

Os vídeos de incidentes são importantes para evitar o pagamento de despesas as quais o condutor e a empresa não foram responsáveis pela infração. Esses registros servem como evidência para auditar sinistros, nesse cenário, já foram observados casos de exoneração de 50% dos processos. A inteligência artificial nesse contexto aprimora a análise precisa dos eventos que levaram a ocorrências, proporcionando informações confiáveis para esclarecer responsabilidades. 

Imagem: Mais de 21,1 milhões de infrações no trânsito foram registradas em todo o Brasil em 2023; especialista da Cobli indica como a tecnologia pode identificar comportamentos de risco dos motoristas, reduzindo multas ao volante - Divulgação Cobli

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!