Offline
Publicidade
Publicidade
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/7bfd17b9156cacd355150fa1bfe64315.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/be00d2d606c6fe2c6feacb97cb2bdc31.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/d117ded633dc476dac23dccb896f3297.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/e69ae621e18b44c9ef7ef40b4b5ac23a.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/dc7ec9f03f66e00d8e95830285f128e9.jpg
Mulheres e as oficinas mecânicas: seu negócio está preparado para recebê-las?
Mercado
Publicado em 11/03/2024

Por Marina Nomura*

As mulheres têm conquistado avanços em diversos setores de atividade, e essa presença feminina também está se expandindo no setor automotivo, embora ainda de maneira progressiva. Espaços que antes eram predominantemente ocupados por homens agora recebem diariamente a presença delas, seja como profissionais ou como consumidoras. Mas será que as oficinas mecânicas estão preparadas para recebê-las?

É importante lembrar que a Qualidade não está relacionada apenas aos aspectos operacionais e à confiabilidade de produtos e serviços, mas também às iniciativas que a empresa adota para se tornar mais inclusiva e diversa. Oferecer aos clientes um ambiente acolhedor é fundamental. Assim, para elevar o grau de excelência do negócio, é necessário investir em um ambiente que seja amigável para as mulheres.

Além do básico que uma empresa responsável deveria oferecer, como transparência na prestação de serviço, boa organização e banheiros limpos, é relevante destacar a importância de uma transformação na cultura organizacional. Capacitar a equipe para que ela esteja preparada para atender o público, independentemente do seu gênero.

Uma das principais queixas das mulheres que procuram oficinas mecânicas está relacionada à comunicação. Muitas vezes, os mecânicos usam termos técnicos para descrever os serviços, o que dificulta a compreensão do cliente. Treinar os colaboradores para trabalharem com linguagem acessível e empática, de modo que o cliente possa compreender.

Outro problema está relacionado à falta de segurança que muitas ainda sentem ao procurar centros de reparação, pois alguns desses lugares ainda mantêm ambientes hostis e permeados por atitudes machistas. É importante ficar atento e assegurar-se de que o assédio não faça parte da rotina do seu negócio. Por isso, é necessário estabelecer políticas claras e adotar medidas rigorosas contra qualquer forma de discriminação moral e sexual.

É essencial incluir profissionais mulheres na equipe. Além de impulsionar a representatividade feminina e eliminar os estereótipos no mercado de trabalho automotivo, a presença de mulheres na oficina pode estabelecer uma identificação mais forte com os consumidores do mesmo gênero.

Por fim, ao aderir à diversidade e inclusão, a oficina mecânica não apenas estará alinhada às demandas do mercado atual, contribuindo para a igualdade entre os sexos, mas investindo na satisfação do cliente, o que, com certeza, é uma engrenagem que impulsiona o crescimento empresarial.

O IQA, por meio de suas soluções, apoia organizações na adaptação dessas demandas. Certificações que vão além de um atestado de excelência, mas comprovam que o negócio está engajado e preparado para atender com o mais elevado nível de qualidade, sustentabilidade e responsabilidade social.

*Marina Nomura é gerente comercial e de marketing do IQA - Instituto da Qualidade Automotiva

Imagem: Divulgação IQA

Comentários
Comentário enviado com sucesso!