No próximo dia 6 de março, a AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva inicia uma série de ativações, comemorativas aos 40 anos de história da entidade, a começar pela apresentação da nova logomarca, que sintetiza a trajetória de quatro décadas da engenharia automotiva nacional, mas – sobretudo – projeta o futuro, cuja tendência, inequívoca, aponta para as soluções tecnológicas aos desafios da mobilidade e da transição energética diante da necessidade premente de descarbonizar o planeta.
Esse logo arremete a uma expressão de compromisso ambiental e progresso sustentável. O ícone verde no design, que representa sustentabilidade, caminho, estrada e rota, é um símbolo poderoso. Reflete a jornada da AEA em direção a práticas mais sustentáveis e eco-friendly. A escolha de caixa baixa para a tipografia reforça uma sensação de acessibilidade e modernidade, indicando uma rota clara para o futuro e simbolizando o caminho que a AEA está percorrendo em direção a um planeta mais verde - a preocupação de tornar o mundo um lugar melhor para todos.
Do ponto de vista de marketing, é um E logo extremamente eficaz pois transmite uma mensagem positiva. O ícone, evocando imagem de estrada ou rota, um novo caminho, diz muito para o setor automotivo, mas também para a jornada em direção a práticas mais sustentáveis. Tem força para se tornar uma ‘lovemark’.
Não é apenas uma representação visual da AEA, mas uma declaração poderosa de seus valores e visão. Por meio do design criativo e pensativo, a associação demonstra seu compromisso não apenas com a inovação e a excelência em engenharia automotiva, mas também com a responsabilidade ambiental e o caminho sustentável para o futuro.
Imagem: Divulgação AEA