A parceria anunciada em março de 2023 entre a BMW Motorrad Motorsport e a NORDOEL ocasionou o desenvolvimento de um combustível que visa reduzir o impacto ambiental das corridas: o RacE-Fuel WSBK R40-A. Ao integrar tecnologias avançadas e processos de produção sustentáveis, a inovação não só mantém o desempenho do motor, mas também reduz significativamente as emissões de CO2 durante a fase de produção. O combustível, reduzido em CO2 e com uma participação regenerativa de pelo menos 40%, estreará oficialmente no início da temporada do Campeonato Mundial de Superbike (WorldSBK) da Federação Internacional de Motociclismo (FIM) na Austrália.
Os testes iniciais com o combustível alternativo foram concluídos com sucesso em janeiro nas cidades de Jerez (Espanha) e Portimão (Portugal), após inúmeras horas de desenvolvimento nas instalações de testes de motores em Munique. Durante os testes no sul da Europa, a ROKiT BMW Motorrad WorldSBK Team, a Bonovo Action BMW Racing Team e a BMW Motorrad WorldSBK Test Team otimizaram a eficiência e o desempenho do combustível alternativo para o automobilismo. A competitividade e a prontidão para utilização do RacE-Fuel WSBK R40-A, com um mínimo de 40% de conteúdo “não fóssil”, conforme exigido pelos regulamentos da FIM para 2024, foram confirmadas. Assim, o RacE-Fuel WSBK R40-A torna-se o primeiro combustível regenerativo baseado em MtG (Metanol para Gasolina). O trabalho de desenvolvimento continua a aprofundar os conhecimentos de experiências anteriores e a identificar áreas potenciais para otimização.
A parceria entre a BMW Motorrad Motorsport e a NORDOEL continua a ser pioneira no desenvolvimento de tecnologias sustentáveis no esporte motorizado. Ambas as empresas estão firmemente empenhadas em reduzir ainda mais o impacto ambiental nas corridas. “Devido aos regulamentos do FIM WorldSBK, o uso de combustíveis com conteúdo não fóssil de pelo menos 40% será obrigatório a partir desta temporada. Estamos muito satisfeitos por ter encontrado um parceiro com enorme experiência na NORDOEL. Trabalhamos em estreita colaboração no desenvolvimento desse combustível já no ano passado e, neste inverno, durante a preparação da temporada, conseguimos utilizá-lo com sucesso, sem quaisquer problemas técnicos. Todas as nossas motos estiveram na pista com este novo combustível durante os testes na Espanha e em Portugal e estamos felizes com esta colaboração”, afirma Christian Gonschor, Diretor Técnico da BMW Motorrad Motorsport.
“Estamos muito entusiasmados com essa parceria com a BMW Motorrad Motorsport para desenvolver este inovador combustível RacE-Fuel WSBK R40-A. Nosso objetivo é criar soluções sustentáveis para a indústria do automobilismo, e este combustível com redução de CO2 é um passo significativo nessa direção. O objetivo da nossa colaboração é desenvolver um combustível de 102 octanas com 99% de poupança de CO2, semelhante ao eFuel 95 Octane (99% renovável)”, disse Dirk Wullenweber, Diretor Comercial de Combustível e Marketing da NORDOEL.
Imagem: O RacE-Fuel WSBK R40-A, combustível reduzido em CO2, tem uma participação regenerativa de pelo menos 40% e estreará oficialmente no início da temporada do Campeonato Mundial de Superbike da FIM (WorldSBK) na Austrália - Imagem: Divulgação BMW Motorra