Meio de transporte que oferece economia e agilidade diante do trânsito caótico das grandes metrópoles, as motocicletas, assim como os carros, requerem avaliações periódicas para que não ocorram paradas inesperadas ou até mesmo acidentes. A Nakata recomenda ao motociclista alguns cuidados e revisão de alguns itens na hora da manutenção.
Fluidos lubrificantes são indispensáveis aos motores das motos, pois reduzem o atrito entre as peças, eliminando ruídos, refrigerando os componentes e melhorando a performance. Assim, é importante não só repor o nível de óleo, se necessário, mas também respeitar os períodos de troca junto com o filtro.
Há em grande parte das motocicletas três cabos - freio, acelerador e embreagem, que devem ser checados semanalmente para observar se não há fissuras ou início de ruptura que pode ocasionar rompimento total da peça dificultando a troca de marchas ou uma frenagem emergencial.
A corrente, peça responsável pela transmissão do torque do motor à roda traseira que atua em cenários bem exigentes de tensão e calor, também deve ser avaliada, verificando a regulagem e lubrificação. Atentando-se a usar lubrificante adequado à peça.
Pneus descalibrados tornam a condução mais cara e perigosa já que a dirigibilidade fica prejudicada e o consumo de combustível se eleva.
O estado de pastilhas e lonas de freio também devem ser checadas periodicamente para evitar que o desgaste acentuado interfira na performance do sistema de forma a prejudicar a parada do veículo.
Imagem: Divulgação Nakata