No início do ano, trocar de carro se torna um dos principais objetivos para muitos brasileiros. Nesse sentido, é essencial realizar uma análise detalhada do mercado automotivo, examinando, por exemplo, quais veículos tiveram maior valorização e quais sofreram desvalorização ao longo do período.
O ano de 2023 foi particularmente marcado por intensas atividades no mercado de veículos seminovos e usados. De acordo com dados levantados pela FENAUTO, aproximadamente 14,5 milhões de carros foram vendidos durante esse período, revelando a dinâmica movimentação e o interesse significativo dos consumidores nesse setor.
Portanto, ao considerar a troca de carro no início do ano, é fundamental estar ciente das tendências e variações do mercado, para tomar decisões informadas e estratégicas. Pensando nisso, a InstaCarro, plataforma de venda de carros online, destaca os 9 carros seminovos que mais valorizaram no ano passado na plataforma e 4 dicas essenciais de manutenção e cuidados que podem aumentar o valor do seu veículo no momento da venda.
“Em um mercado automotivo cada vez mais dinâmico, a valorização de veículos seminovos tornou-se uma preocupação central para os consumidores”, comenta Luca Cafici, CEO da InstaCarro.
O executivo destaca também 4 dicas essenciais para valorizar seu veículo seminovo:
- Manutenção regular: Mantenha um histórico detalhado de todas as manutenções e reparos realizados no veículo. Comprovar que o carro foi bem cuidado pode aumentar significativamente seu valor de revenda.
- Documentação completa: Garanta que todos os documentos do veículo estejam em ordem, incluindo manuais do proprietário, certificados de inspeção e comprovantes de pagamento de IPVA e demais tributos.
- Detalhamento estético: Invista em limpeza profissional e reparos estéticos. Um veículo bem cuidado externa e internamente chama mais atenção e tende a ser mais valorizado.
Negociação consciente: Esteja preparado para negociar, mas também saiba o valor justo do seu veículo. Pesquise preços de mercado e esteja disposto a justificar o valor que está pedindo.
“Ao seguir essas dicas os proprietários podem não apenas maximizar o retorno financeiro de seus investimentos automotivos, mas também contribuir para um mercado de usados mais robusto e transparente”, finaliza Luca.
Imagem: Reprodução WheelsAge