Offline
Publicidade
Publicidade
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/7bfd17b9156cacd355150fa1bfe64315.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/be00d2d606c6fe2c6feacb97cb2bdc31.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/d117ded633dc476dac23dccb896f3297.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/e69ae621e18b44c9ef7ef40b4b5ac23a.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/dc7ec9f03f66e00d8e95830285f128e9.jpg
Primeiro caminhão de competição híbrido do mundo com tecnologia de Nióbio é o campeão da temporada 2023 da Copa Truck
Mercado
Publicado em 12/12/2023

No dia 10 de dezembro, o primeiro caminhão de corrida do mundo com motores a combustão e elétrico e tecnologia de Nióbio aplicada, pilotado por Felipe Giaffone, foi campeão da temporada 2023 da Copa Truck. Desde a sua primeira largada, em março de 2023, o Mission Zero VW Meteor, fez história como ícone da iniciativa Mission Zero, que tem como propósito iniciar uma jornada em direção a zerar sua própria emissão de carbono, a partir de uma série contínua de inovações. Resultado da parceria de desenvolvimento da Volkswagen Caminhões e Ônibus com a CBMM, Ciser, Giaffone Electric e a R9 Competições, o caminhão se mostrou competitivo até a grande final da classe PRO e conquistou o GP deste ano.
O lançamento do caminhão corresponde ao início de uma nova era no automobilismo mundial. Além de se lançar à frente de iniciativas similares, que seguem sendo discutidas em pistas de corrida de outros países, fomenta avanços e disrupção no Brasil. Ainda que o kit elétrico tenha sido ativado apenas experimentalmente, a performance até a corrida final aponta a escalada do Mission Zero até o ponto mais alto da competição: 263 pontos, 4 vitórias, 10 pódios, 3 pole positions e 2 voltas mais rápidas.

Vocação para tecnologia, disrupção e sustentabilidade
O Nióbio é um elemento chave nesta jornada altamente tecnológica. Pequenas adições deste metal com propriedades únicas são capazes de aumentar o desempenho de materiais utilizados, já que o veículo fica mais leve e consome menos combustível. “A Copa Truck nos permitiu testar os materiais e novos componentes ao limite. Foi como colocar um laboratório nas pistas para inovarmos mais rápido”, explica Érico França, especialista técnico da CBMM, que acompanhou o desenvolvimento do projeto.
Em linha com essa tendência mundial de adoção de tecnologias mais sustentáveis, a CBMM contribui ainda com o uso de materiais nanocristalinos (ligas que, com o Nióbio, adquirem um conjunto único de propriedades eletromagnéticas) aplicáveis à eletroeletrônica e em componentes para o carregamento com maior eficiência energética.
“Só posso agradecer ser campeão com um projeto inovador de caminhão híbrido elétrico, especialmente ao time e parceiros incríveis. Foi um ano de transformação histórica e uma jornada de sustentabilidade no esporte a motor nacional”, comemora Felipe Giaffone, piloto da equipe R9 Competições | Giaffone Racing.
O piloto, que pisou fundo no acelerador para testar em condições extremas todos os recursos tecnológicos, seguiu motivado pelo desafio até a final, contando com sua experiência no traçado e na trajetória de inovações da estrela da competição. Considerando o feito de hoje, ao vencer a corrida 1 e ser o segundo colocado na corrida 2 (escalando o pelotão após partir em oitavo lugar, em razão do grid invertido e com dois pontos de vantagem na tabela), Giaffone é agora bicampeão da Copa Truck e hexacampeão brasileiro de Truck.
“Uma honra encerrar este ciclo com a equipe vencedora do Desafio SENAI de Projetos Integradores, parceria do SENAI com a CBMM e a Giaffone Electric, que competiu na busca por soluções que melhorem o desempenho e a eficiência energética do caminhão da Copa Truck”, complementa Giaffone.

Visão de futuro: CBMM, Senai e Giaffone levam alunos de Araxá para assistir a Grande Final
Com o objetivo de fomentar o espírito empreendedor e inovador nos alunos por meio de desafios reais da indústria, o Senai Araxá lançou neste ano, em parceria com a CBMM e a Giaffone Electric, o Desafio Senai de Projetos Integradores (DSPI). Mais de 500 alunos apresentaram soluções para aprimorar performance, aerodinâmica e eficiência energética do Mission Zero.
Dos 174 projetos submetidos, cinco equipes foram avaliadas pela banca técnica e a Autinovates, que propôs o aperfeiçoamento do calor gerado pelo freio e escapamento do primeiro caminhão híbrido elétrico do mundo, foi a vencedora. Além da oportunidade de aplicar suas soluções em um caminhão inovador, os finalistas foram convidados para assistir à final da Copa Truck 2023 em Interlagos, São Paulo, e conhecer os bastidores do campeonato.
“Finalizamos a última etapa honrados com a presença da equipe Autinovates, vencedora do Desafio Senai. Estes jovens talentos vieram de Araxá (MG) para São Paulo ver o caminhão, para o qual desenvolveram soluções, correr a grande final em um dos principais circuitos de automobilismo do País. Oportunidades como estas são transformadoras. Estamos muito felizes com a vitória dupla. Além do resultado da competição, para nós da CBMM, poder, desde o início, fazer implementações progressivas para aperfeiçoar componentes essenciais do caminhão e observar o desempenho já foi uma grande vitória. Promover avanços no mercado e na sociedade é parte da nossa natureza criativa como experts na tecnologia do Nióbio”, complementa França.

Imagem: Divulgação

Comentários
Comentário enviado com sucesso!