A fim de analisar e trazer um panorama mensal do setor automotivo brasileiro de procura e revenda de carros, o Grupo OLX se une à Fenauto para a criação do Índice Grupo OLX-Fenauto. Elaborado pelo Data OLX Autos, solução de inteligência automotiva da OLX, o estudo será um termômetro de demanda e venda de diferentes categorias de automóveis, considerando carroceria e idade do veículo, o que pode contribuir para melhores tomadas de decisão de negócios do consumidor.
Previsto para chegar ao mercado em fevereiro de 2024, o índice conta com um pré-lançamento nesta quarta, 29, durante o Congresso Fenauto, e analisou qual foi o carro, dentro da categoria SUV de 0 a 3 anos, mais procurado na plataforma da OLX em outubro, assim como qual foi o mais comercializado no mês a partir de dados de transferência de venda da Fenauto.
No mês de outubro/2023, o primeiro lugar do conjunto melhor posicionado foi ocupado pelo Volkswagen T-Cross, com nota média de 98,6, em um intervalo que vai de 0 a 100 para cada mês de referência. Em seguida vêm o Jeep Compass e o Jeep Renegade, completando o Top 3 da categoria.
“A proposta desse novo índice é resultado de uma parceria do Grupo OLX com a Fenauto que vai oferecer um ranking categorizado dos automóveis mais demandados e revendidos mês a mês, determinando, pela primeira vez, uma série histórica do setor com os usados. Desta forma, será possível monitorar aspectos fundamentais do mercado”, reforça Flávio Passos, vice-presidente Comercial de Autos do Grupo OLX.
“A parceria com a OLX se deve ao fato dela ser a melhor referência de procura do mercado de veículos seminovos e usados, no Brasil. Já a Fenauto é quem vai informar o número de transações, ou seja, de troca de propriedade de veículos, por ter acesso direto ao Serpro e à base nacional do Senatran. O objetivo é oferecer ao mercado um termômetro a todas as entidades e profissionais que trabalham ou tenham interesse no segmento automotivo, servindo como referência”, informa Enilson Sales, presidente da Fenauto.
Imagem: Divulgação