Offline
Publicidade
Publicidade
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/7bfd17b9156cacd355150fa1bfe64315.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/be00d2d606c6fe2c6feacb97cb2bdc31.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/d117ded633dc476dac23dccb896f3297.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/e69ae621e18b44c9ef7ef40b4b5ac23a.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/dc7ec9f03f66e00d8e95830285f128e9.jpg
Do clássico ao moderno, novos pneus Pirelli para os Maserati GT
Mercado
Publicado em 01/11/2023

Desde o primeiro Biturbo lançado em 1982 com o Cinturato P7 até o GranTurismo Folgore 100% elétrico equipado com os P Zero Elect, os pneus Pirelli fazem parte da história da Maserati. Os carros GT são esportivos e confortáveis, adequados tanto para viagens longas quanto para o uso diário, com desempenho e conforto como características fundamentais constantes, apesar de décadas de evolução. Hoje, a Pirelli oferece equipamentos originais sob medida para os ícones dessa tradição: P Zero e P Zero Elect para GranTurismo e GranTurismo Folgore, bem como um novo Cinturato P7 da linha Collezione para o Biturbo vintage. Todos estes pneus têm desenvolvimento dedicado, em colaboração com a Maserati, como indica a marcação MGT nas suas laterais.

P Zero e P Zero Winter para o novo granturismo
Para a atual geração do GranTurismo, recentemente introduzida em duas versões, uma com motorização tradicional e outra elétrica, a Pirelli desenvolveu três conjuntos de pneus específicos, cada um com medidas diferentes para a dianteira (20") e traseira (21"). Para condução em clima quente, a variante ICE apresenta o Pirelli P Zero, enquanto o GranTurismo Folgore oferece o P Zero Elect, indicando tecnologias específicas para carros elétricos. Para fornecer controle e manuseio mesmo em climas frios, o GranTurismo pode ser equipado com o Pirelli P Zero Winter, aprovado pela Maserati como a solução ideal para as condições de inverno para ambos os grupos motorizados.
O P Zero é o pneu UHP (Ultra High-Performance) escolhido pelas montadoras mais prestigiadas para modelos de alto desempenho, e é produzido usando modelagem e simulação virtuais avançadas, para adaptar precisamente o pneu às características de cada carro. Essas simulações são seguidas por sessões de testes na pista, para otimizar o comportamento do pneu e do veículo. Os requisitos da Maserati são particularmente exigentes, por pneus que proporcionem um elevado nível de conforto na condução e baixo ruído, especialmente no que diz respeito aos P Zero Elect do Folgore, que passaram por um desenvolvimento adicional para atingir o nível de silêncio desejado. Compostos de última geração também permitem altas acelerações laterais e longitudinais típicas de um carro GT.

Cinturato P7 para o Maseratti Biturbo
O primeiro GT produzido em massa pela Maserati, que data do início da década de 1980, é o Biturbo, um cupê compacto de alto desempenho que foi originalmente equipado com pneus Pirelli Cinturato P7. Este pneu, derivado diretamente da experiência do Campeonato Mundial de Rally (WRC), foi o primeiro pneu de perfil ultrabaixo introduzido no mercado. Sua característica distintiva era uma parede lateral mais baixa do que a largura da banda de rodagem, o que nunca havia sido visto antes, aumentando muito a aderência do carro em curvas. O Cinturato P7 rapidamente se tornou um dos principais pneus para veículos de alto desempenho e mais tarde foi fornecido como equipamento original no Biturbo S, a versão atualizada e ainda mais esportiva introduzida há exatos quarenta anos, em 1983.  Hoje, o Cinturato P7 retorna à linha do Maserati Biturbo na medida 205/55 R14, dentro da linha Pirelli Collezione, dedicada a carros clássicos. Este Cinturato P7, marcado com a sigla MGT, foi revivido em colaboração com a Maserati Classiche e apresenta um design tanto para o padrão da banda de rodagem quanto para as letras que se assemelham muito ao original, mas é fabricado com materiais e tecnologias modernas.
Além dos pilotos de teste da Pirelli, o novo pneu também foi testado pelo mesmo piloto de testes da Maserati que desenvolveu o Biturbo há 40 anos, trazendo de volta o mesmo caráter esportivo, agora combinado com maior segurança, especialmente em piso molhado e condições de baixa aderência.

Foto: Divulgação Pirelli

Comentários
Comentário enviado com sucesso!