Por meio de uma tecnologia de ruptura desenvolvida na França, a nova geração de motores elétricos é ainda mais potente, compacta e verde, cuja criação é resultado da união das expertises do Renault Group e da Valeo. Graças aos frequentes intercâmbios entre a montadora e o fabricante de componentes automotivos, a parceria iniciada em 2021 rapidamente se transformou em desenvolvimento conjunto. Cada empresa contribuiu com sua expertise e um componente-chave para o desenvolvimento tecnológico e produção: o Renault Group com o rotor e a Valeo com o estator. Agora, este motor elétrico de alta tecnologia chamado de E7A está em fase de aprimoramentos e ajustes.
Novo motor elétrico apresenta tecnologia ainda mais verde, sem o uso de terras raras
Desde o lançamento do veículo elétrico ZOE, em 2012, a Renault é pioneira e líder em motores elétricos síncronos com rotor bobinado, também conhecidos pela tecnologia EESM (Electrically Excited Synchronous Machine). O know-how permite que a marca tenha condições de fornecer uma arquitetura completa e integrada para este novo motor elétrico E7A. Esta tecnologia é 30% mais compacta, mas com uma potência equivalente à dois motores atuais que propulsionam os modelos Megane E-Tech elétrico e Scénic E-Tech elétrico, além do fato de o rotor não utilizar terras raras, permitindo reduzir em 30% o impacto nas emissões de carbono. Optando pelo uso do rotor bobinado em comparação com a tecnologia de motores elétricos com ímãs permanentes, o motor da Renault oferece melhor rendimento, assegurando o fornecimento pela supply chain e ainda mantendo sua independência em relação aos países produtores de terras raras e ímãs.
Motor elétrico E7A conta com arquitetura completa e integrada, que não utiliza terras raras
Mais potência e eficiência
Este motor elétrico de terceira geração também vai contribuir para diminuir o tempo de recarga da bateria, já que a tensão do sistema será de 800 volts, contra o padrão atual de 400 volts. Graças ao estator fornecido pela Valeo, o novo motor elétrico E7A será mais potente e eficiente, desenvolvendo até 200 kW, o que significa maior potência sem a necessidade de utilizar mais energia elétrica. Além disso, o motor utiliza o sistema de bobinagem de fios de cobre conhecido como Hairpin, uma tecnologia da Valeo desde 2010.
O motor de nova geração ainda está em fase de desenvolvimento e outras etapas ainda devem ser cumpridas até que seja iniciada a produção em série. A produção em grande escala está prevista para o final de 2027, na fábrica de Cléon do Renault Group.
Bobinagem de um motor 6AM na fábrica de Cléon, onde serão produzidos os motores elétricos E7A, em 2027.
Foto: Divulgação Renault