A Ipiranga é a primeira distribuidora a comercializar o diesel R5 aditivado do mercado, o “Ipimax Diesel R5”, ampliando seu portfólio de produtos para clientes B2B. Inicialmente, o produto será comercializado exclusivamente para clientes empresariais na Região Sul do país, com expectativa de chegar a outras regiões do Brasil até o fim de 2023.
Na iniciativa pioneira da Ipiranga, o diesel R5 é potencializado com o aditivo Ipimax, que, ao possibilitar que os motores andem mais quilômetros com menos combustível - devido ao rendimento do aditivo -, promove uma redução da emissão de poluentes. O Ipimax Diesel R5 possui os mesmos aditivos da linha Ipimax Diesel, lançada em abril e vendida ao consumidor final nos postos Ipiranga, com potencial de rendimento de 3% a 5% maior do que em comparação com os produtos da linha original – que não recebem aditivo.
O diesel R5 possui menor emissão de carbono. Além da mistura adicional obrigatória de 12% de biodiesel, responsável por uma redução de 15% das emissões de gases do efeito estufa, ele é um produto composto também por 5% de diesel verde de origem vegetal, um adicional capaz de evitar a emissão 1 t de CO2 Equivalente para cada 9,5 mil litros, quando comparado ao diesel 100% fóssil. A mistura obrigatória de 12% está prevista na resolução do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) para todo diesel comercializado no país.
O Ipimax Diesel R5 já é utilizado no sistema de transporte público da cidade de Araucária, no Paraná. Para Júlio Sattamini, diretor de Pricing e Produtos da Ipiranga, o novo combustível do portfólio é resultado da busca constante da empresa por evolução. “A matriz energética brasileira é diversa e estamos sempre desenvolvendo soluções para diferentes públicos. O Ipimax Diesel R5 proporciona aos nossos clientes empresariais no Sul do país uma operação com menor emissão de carbono e maior rendimento”, afirma Júlio.
Linha de combustíveis Ipimax
A Ipiranga possui um papel inovador e sólido no mercado. Após realizar uma pesquisa com mais de 600 consumidores de todo o país, a Ipiranga identificou que rendimento e qualidade eram os atributos mais valorizados por quem procura por combustíveis aditivados. Para chegar ao portfólio final - Ipimax Gasolina, Ipimax Etanol, Ipimax Diesel e Ipimax Pro Gasolina -, a Ipiranga buscou parceiros internacionais para aperfeiçoar e desenvolver produtos com alta qualidade, que reforçassem o atributo rendimento e redução de poluentes.
A economia de combustível varia de 3 a 5% de acordo com o combustível e o modelo do motor, quando comparados aos combustíveis comuns (sem aditivos). A linha Ipimax passou por testes comparativos em pistas, simulando ciclo urbano e rodovia e, em dinamômetros, comprovando o rendimento.
Dada sua maior autonomia, os combustíveis da linha Ipimax emitem menos poluentes, já que, com a mesma quantidade de litros, o veículo roda mais quilômetros, versus os combustíveis originais. Além disso, os combustíveis Ipiranga são testados mais de 1000 vezes por dia pelo robusto Programa da Qualidade da empresa, que visita periodicamente os postos que ostentam a bandeira da marca.
Foto: Fernando Soutello - Divulgação Ipiranga