A Ipiranga e a Estácio abrem mais uma turma do curso de graduação tecnológica em Gestão de Postos de Combustíveis. São 250 vagas exclusivas para os gerentes de postos em todo o Brasil. O objetivo principal é capacitar, treinar e oferecer experiências para profissionais do setor, com o estímulo ao desenvolvimento da visão estratégica de negócios e de habilidades, além de comunicação, liderança, gestão financeira, trabalho em equipe e visão empreendedora.
Este é o segundo ano da parceria entre a empresa e a instituição de ensino. Atualmente, são mais de 700 alunos matriculados, com previsão de formatura para meados de 2024. O curso é uma proposta inovadora da Escola de Varejo Ipiranga, uma iniciativa da marca que está constantemente buscando formas de oferecer atualização, treinamentos e experiências para profissionais do setor.
Embora o setor tenha como característica ser majoritariamente masculino, essa realidade vem mudando e as mulheres já fazem a diferença, estando cada vez mais inseridas nas oportunidades no mercado. Atualmente, o curso de graduação tecnológica em Gestão de Postos de Combustíveis já conta com mais de 30% de mulheres.
Para a gerente de pista Fabiana Coelho do Auto Posto Tito, na região metropolitana do Rio de Janeiro, essa é uma oportunidade valiosa de crescimento. “O estudo oferece um conhecimento e é possível fazer escolhas que aumentam as possibilidades no mercado de trabalho. Eu fiquei muito feliz por a Ipiranga me proporcionar isso, e sei que assim eu posso chegar mais longe”, comenta.
O curso
A graduação é 100% online e a Ipiranga oferece bolsa 100% integral aos VIPs - funcionários dos postos da rede cadastrados no Clube VIP, que premia mensalmente os profissionais com as melhores performances. Além disso, é necessário ter ensino médio completo. A graduação tem duração de dois anos (quatro períodos) e oferece um diploma de Ensino Superior Técnico reconhecido pelo MEC. O ingresso ao curso depende de aprovação no vestibular da Estácio.
Na grade curricular, os alunos contam com aulas sobre desenvolvimento pessoal, finanças na organização, gerenciamento de projetos, gerenciamento de processos, gestão ambiental, gestão de pessoas, gestão de vendas e práticas, estratégia de negócios, mercado de energia e outros.
“Acreditamos que o investimento em educação é imprescindível e a parceria com a Estácio é resultado do compromisso que temos com nossos times. Faz parte da nossa cultura impulsionar o protagonismo das pessoas e a colaboração das equipes e não medimos esforços em investir em conhecimento e empreendedorismo. Não queremos apenas ser um parceiro de negócio, mas também estimular o crescimento do setor com profissionais ainda mais qualificados e apoiar nossa revenda a oferecer serviços de excelência”, afirma Bárbara Miranda, vice-presidente de Marketing e Desenvolvimento de Negócios da Ipiranga.
Para Aroldo Alves, CEO da Estácio, a parceria proporciona aos funcionários dos postos da rede Ipiranga um desenvolvimento educacional diferenciado e disponível em todos os estados do Brasil. “A graduação foi desenvolvida por uma curadoria especializada que elaborou um curso superior personalizado, de forma a atender às necessidades da rede, mantendo a mesma qualidade do Ensino Digital da Estácio, além de atender a todas as regulamentações do MEC”, pontua.
A Estácio é uma das instituições pioneiras no ensino a distância, que utiliza uma metodologia nativo digital para promover um melhor aproveitamento para os estudantes em aulas dinâmicas em uma plataforma 100% Digital, com conteúdos que podem ser acessados de qualquer dispositivo, on e offline, garantindo maior mobilidade, com acesso ilimitado.
Foto: Fabiana Coelho - gerente de pista do Auto Posto Tito, na região metropolitana do Rio de Janeiro. Divulgação Ipiranga