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Motul utiliza pistas on e off-road para colocar lubrificantes ‘à prova de fogo’
15/09/2023 09:10 em Mercado

A Motul, multinacional francesa especializada em lubrificantes e fluidos de alta tecnologia, adota as pistas como laboratório para desenvolver, aprimorar, testar e comprovar a eficiência dos produtos da marca, de forma a oferecer o melhor para os clientes, sejam eles pilotos ou pessoas que utilizam os óleos e lubrificantes da empresa em seu dia a dia.
A Motul está presente nos mais diversos eventos automobilísticos internacionais, como Moto GP, Dakar, TT da Ilha de Man, Le Mans, assim como em competições tradicionais no Brasil com relevância local, como Sertões, Moto1000GP, Brasileiro de Motocross e Stock Car.
“Tanto no Brasil quanto no exterior, a Motul sempre usa as pistas, sejam elas on ou off-road, para colocar seus produtos à ‘prova de fogo’”, afirma Luan Maria, gerente de Comunicação e Marketing da Motul. “Fora do país, no Dakar, por exemplo, temos o Racing Lab - um laboratório ambulante em que nosso time consegue colher amostras dos óleos utilizados na corrida para fazer análises.”

Feedback às equipes para aperfeiçoamento
No Brasil, não é diferente: a Motul realiza o mesmo procedimento com a equipe local em eventos como Sertões, Moto1000GP e o Brasileiro de Motocross, com o objetivo de entregar um feedback às equipes sobre como podem se aprimorar e ajustar seus equipamentos, assim como uma avaliação interna dos produtos da companhia.
“Colhemos todos os aprendizados e características dos óleos e lubrificantes testados em um ambiente de altíssima performance e conseguimos transferir tamanha engenhosidade por meio de produtos que podemos usar em nosso dia a dia”, diz Luan. “Por isso conseguimos ter em nossa linha desde produtos de entrada até os que são específicos para situações de desgaste extremo, como as competições.”

300V: 300 vitórias do lubrificante em corridas
Exemplo prático de uma inovação impulsionada pelas pistas é o 300V, primeiro lubrificante automotivo 100% sintético à base de Ester desenvolvido pela Motul, cujo próprio nome faz menção à marca de 300 vitórias do produto em corridas pelo mundo.
“As pistas são nossos laboratórios, então nada mais importante do que utilizar nossos ‘assets’ para testarem os produtos que estão no mercado, de forma a comprovar, inclusive para o público leigo, o que nossos produtos realmente oferecem”, explica Luan. “Seguimos fazendo nosso trabalho de facilitar a comunicação a respeito dos óleos e lubrificantes que temos em nosso portfólio e dos produtos que equipes e pilotos podem sentir falta ou necessitar durante uma prova.”

Foto: Reprodução

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