Após vários meses de trabalho de pesquisa e concepção nos bastidores, o projeto da Alpine para as competições de Endurance deu suas primeiras voltas em pista.
Depois do primeiro giro do motor do A424 no banco de ensaios e as primeiras sessões no simulador em julho, o Hipercarro deu sua primeiríssima volta em baixa velocidade no início de agosto, sob o comando de Nicolas Lapierre. O piloto francês voltou a assumir o volante do carro na última segunda-feira, para um shakedown no Circuito Paul Ricard Le Castellet, para verificar o funcionamento das funções de segurança.
No dia seguinte, foi iniciado o trabalho de fundo no traçado de 5,8 km, com uma série de sprints curtos para verificar o comportamento do protótipo e conferir o funcionamento dos principais componentes do carro, incluindo câmbio, freios e sistema de resfriamento, item fundamental durante a onda de calor extrema na França. Paralelamente, o motor V6 3.4 l monoturbo, desenvolvido na planta de Viry-Châtillon, também recebeu uma atenção especial, principalmente no quesito mapeamento.
Na pista que foi aberta apenas no fim da quarta-feira, foram validadas as evoluções implementadas no dia anterior, principalmente em relação ao mapeamento e softwares.
No último dia, as voltas no circuito foram se tornando progressivamente mais longas, permitindo coletar valiosos dados e iniciar a compreensão dos pneus Michelin. A quinta-feira terminou com uma sessão de aproximadamente trinta voltas, totalizando mais de 700 km.
No total, o Alpine A424 percorreu pouco mais de 1.000 km sem grandes problemas, permitindo que a equipe acumulasse grandes aprendizados e uma série de dados, que já estão sendo analisados.
Esta semana produtiva também teve três pilotos da equipe atual da Alpine-Signatech se revezando ao volante: Nicolas Lapierre (segunda e terça), Matthieu Vaxivière (quarta e quinta) e Charles Milesi (quinta-feira).
A Alpine vai continuar o desenvolvimento do A424 na pista com novas sessões previstas no próximo mês, no Circuito Motorland de Aragão, na Espanha.
Para Bruno Famin, Diretor de Automobilismo Esportivo da Alpine, “esta primeira sessão é o ponto alto dos meses de trabalho das equipes da Alpine Racing e dos nossos parceiros. Nossa primeira avaliação é satisfatória, com uma boa quilometragem que nos permite desenvolver progressivamente nosso programa por etapas. Nestas primeiras fases do desenvolvimento, as prioridades são validar os sistemas fundamentais, trabalhar a confiabilidade e iniciar os ajustes do protótipo. Os pilotos ficaram bem satisfeitos com o carro, apesar de alguns pontos que já estamos trabalhando tendo em vista os próximos testes. Mas precisamos ser realistas: o trabalho está só começando. Ainda temos muito que fazer em um espaço de tempo extremamente curto antes da nossa primeira corrida”.
"Pela primeira vez em nossa história, temos a oportunidade de nos envolver em um projeto de grande escala desde o início. Para mim, foi extremamente emocionante assistir às primeiras voltas do A424 na pista. Este projeto também apresenta uma série de desafios, pois tanto as equipes da Alpine Racing como as nossas estão trabalhando juntas para extrair o máximo do Alpine A424. As primeiras impressões gerais são bem positivas e a ausência de maiores problemas desde as primeiras voltas nos permitiu conhecer o carro rapidamente. Nossos conhecimentos sobre o carro vão ser enriquecidos com o decorrer dos testes de desenvolvimento. Os próximos seis meses serão certamente intensos até nossa primeira corrida no Qatar, mas todos na equipe estão mais do que motivados para enfrentar este desafio”, comentou Philippe Sinault, Diretor da Alpine Elf Endurance Team.
Foto: Divulgação Alpine