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Kia e Mercedes-Benz faturam Selo Maior Valor de Revenda – Veículos Comerciais 2023
Mercado
Publicado em 21/08/2023

Com índices positivos de 50,8% e 48,3%, após três anos de uso, o Mercedes-Benz Acello 1016 e o Kia Bongo K2500 obtiveram as melhores avaliações, respectivamente, nas categorias Caminhões e Utilitários de Carga, na 9ª edição do Selo Maior Valor de Revenda – Veículos Comerciais, da Agência AutoInforme.
“A partir desta edição, decidimos subdividir a categoria Pesados em caminhões “até 400 cv de potência”, “de 400 cv a 500 cv” e “acima de 500 cv”, por entender que as aplicações e faixas de preços são bem distintas, passando assim de nove para onze categorias”, explica Joel Leite, diretor da Agência AutoInforme.
Outros nove modelos foram contemplados pelo Selo Maior Valor de Revenda – Veículos Comerciais 2023. Na categoria Utilitários, além do Kia Bongo K2500 (camioneta de carga e campeão geral +48,3%), venceram o Renault Master Furgão (furgão de carga +37,7%), Fiat Fiorino Furgão (furgoneta de carga +19,9%) e o Mercedes-Benz Sprinter Van 516 (minibus +28,7%).
No grupo Caminhões, o Mercedes-Benz Acello 1316 (médio +49,4%), o Mercedes-Benz Sprinter 416 (semileve +39,6%), o Volkswagen Constellation 24.280 (semipesado +41,4%), o Volkswagen Constellation 30.330 (pesado até 400 cv +38,8%), o Scania G450 (pesado de 400 cv a 500 cv +21,7%) e o Volvo FH 540 (pesado acima de 500 cv +24,1%).
Em nove edições do SMVR-VC, de 2015 a 2023, a Mercedes-Benz venceu em 29 categorias entre Utilitários e Caminhões. Em oito oportunidades, a marca alemã cravou o título de “Campeão Geral”. Na sequência, a Volkswagen faturou em onze categorias e dois com o título máximo, a Renault, em sete categorias e três com título de “Campeão Geral” e a Hyundai em quatro oportunidades e três melhores colocações em Utilitários. Depois de vencer na categoria “camioneta de carga”, em 2021, a Kia Brasil chegou a campeão geral este ano mais uma vez. Fiat, Ford, Iveco, Scania e Volvo também venceram nas categorias, mas não anotaram o maior valor de revenda na classificação geral de Utilitários ou de Caminhões.                        
Na avaliação de Luiz Cipolli Junior, responsável pelo estudo, “os resultados obtidos pela Mercedes-Benz, nos últimos nove anos da certificação, demostraram claramente o reconhecimento do mercado, por meio da qualidade do produto em si, mas em especial pelos serviços de pós-venda oferecidos pela montadora alemã. Assim, como os demais índices mostram a prioridade que as empresas oferecem aos veículos de trabalho”.
Embora o estudo de depreciação seja desenvolvido há 22 anos, é pela nova vez que a Agência Autoinforme faz a premiação do setor de utilitários de carga e caminhões, com o objetivo de estimular montadoras e importadoras a valorizar seus próprios produtos e, por consequência, preservar os investimentos de caminhoneiros autônomos e frotistas.
Para formar o índice de valorização, foram considerados os preços médios dos veículos zero quilômetro praticados em julho de 2020 e seus modelos correspondentes com três anos de uso, ou seja, em junho de 2023, geralmente prazo médio de substituição para fins de renovação de frota.
Outro critério mantido foi subdividir os veículos em dois grupos, utilitários de carga – com quatro categorias – e caminhões – com outras cinco. A partir desse modelo, analisamos 99 modelos, dos quais 82 de caminhões e 17 de utilitários. Desse total, este ano, 95 modelos obtiveram índices positivos e 4 com índices de depreciação.
“A depreciação/valorização depende de vários fatores: do tamanho do veículo, da marca, da rede de revendedores, do cuidado que a marca tem em relação ao pós-vendas, ao segmento, a origem, ao fato de ter grande volume de venda, à sua aceitação no mercado. Assim, nossa expectativa é que a certificação possa servir de balizador, para uso de fabricantes e distribuidores de veículos, administradores e proprietários de frotas, bancos, financeiras e seguradoras”, finaliza Leite.

Foto: Divulgação Agência Autoinforme

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