A Mitsubishi Marine reservou uma grande novidade para a Navalshore 2023, que acontece entre os dias 22 e 24 de agosto no ExpoMag, na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Durante o evento, que é a principal plataforma de negócios da indústria marítima da América Latina, a fabricante japonesa apresenta seu novo motor mecânico S16R2-T2MPTK2-6 de 79.9 litros de capacidade.
Tendo a mesma base do S16R2-T2MPTK (de 1.943hp a 2.526hp), o novo propulsor traz mudanças no sistema de admissão e injeção que elevaram sua potência para incríveis 2.809hp a 1500rpm, o que faz dele o motor Mitsubishi mais potente de alta rotação disponível no mercado brasileiro.
“O desenvolvimento desse motor ocorreu devido aos diversos pedidos e consultas que recebemos de clientes para essa faixa de potência. Com ele, temos um produto ideal principalmente para rebocadores portuários que precisam atingir 70 toneladas de bollard pull”, comenta Rodrigo Teixeira, líder da divisão marítima da Mitsubishi para as Américas.
Ainda segundo o executivo, “uma das grandes vantagens do S16R2-T2MPTK2-6 é termos trabalhado para atingir a potência que nossos clientes precisam com um motor mecânico, mais robusto e de fácil manutenção”.
Desempenho e confiabilidade
O novo motor S16R2-T2MPTK2-6 tem a mesma base do S16R2-T2MPTK (de 1.943hp a 2.526hp), um propulsor projetado e construído no Japão para oferecer desempenho e confiabilidade.
Desde o design da câmara de combustão até a tecnologia de injeção de combustível, passando pelo turbocompressor e pelo avançado sistema de resfriamento, tudo foi pensado para fornecer um equilíbrio perfeito entre operação altamente confiável, consumo de combustível ideal e área de instalação minimizada.
Utilizando um bloco de curso longo com tecnologia interna de turbocompressor MHI (Mitsubishi Heavy Industry), foi possível manter as características dos motores de menor potência da Mitsubishi, ao mesmo tempo em que a potência foi substancialmente aumentada. Outro ponto fundamental é sua facilidade de manutenção, pois cada cilindro possui seu próprio cabeçote e o motor possui grandes tampas de inspeção no bloco.
Foto: Divulgação Mitsubishi Marine