A Henkel, especialista em adesivos, selantes e produtos para tratamento de superfícies, expandiu sua atuação no mercado industrial com o lançamento do adesivo TECHNOMELT® AS 4350, desenvolvido especialmente para baterias automotivas. A nova tecnologia da marca conta com a homologação da Norma ABNT NBR 15940:2019, tendo como principais diferenciais a superioridade nas resistências mecânica e química, excelente estabilidade térmica e alto alongamento.
Aplicado para a fixação das placas da bateria dentro da caixa de plástico (PP), o TECHNOMELT® AS 4350 permite maior produtividade com maior economia de custos industriais. Isso porque o produto oferece alta performance com 20% menos de quantidade aplicada. Além disso, o adesivo é aplicado com temperatura menor (170°C a 200°C) em relação aos produtos convencionais, gerando redução no consumo de energia, com resultados positivos em termos sustentáveis, além de redução na necessidade de manutenção dos equipamentos utilizados durante a aplicação.
Adesivos para baterias automotivas têm algumas particularidades, entre as quais o fato de ficarem imersos em ácido sulfúrico e sob temperatura extrema, exigindo ampla resistência da solução química. Quando aplicado, o novo hotmelt da Henkel oferece essas competências, mantendo o travamento das posições das placas, evitando o contato entre elas e eliminando riscos de curto.
“Usamos a expertise da Henkel para potencializar tecnologias adesivas voltadas ao mercado de baterias, respeitando todas as condições únicas que esse equipamento precisa. A partir disso, criamos uma solução que promove alta fixação com o polipropileno, um elemento de difícil adesão e que, ao mesmo tempo, seja resistente ao ácido sulfúrico e tenha excelente estabilidade térmica. Um adesivo de qualidade contribui para o prolongamento da vida útil da bateria”, destaca Kauê Miraglia, Gerente de Vendas da Henkel.
Foto: Divulgação Henkel