Offline
Publicidade
Publicidade
Toyota em Sorocaba: 11 anos de liderança sustentável e transformação ambiental
10/08/2023 08:42 em Mercado

A fábrica da Toyota em Sorocaba (SP) comemora seu 11º ano de operações, marcando um significativo avanço para a indústria automobilística nacional. Desde o seu projeto construtivo, em 2012, a planta foi concebida como ecofactory, com o compromisso de seguir padrões internacionais de ecoeficiência, sem comprometer a qualidade de vida dos habitantes locais e das cidades vizinhas, adotando práticas e tecnologias sustentáveis.
A fábrica de Sorocaba alcançou êxito ao reduzir significativamente o consumo de água. Além da otimização do processo de pintura, a captação de água da chuva, o uso de sanitários ecológicos e a reutilização da água do ar-condicionado contribuem para a redução de até 58% do total de água utilizada na fabricação de cada veículo. Essas práticas mostram o compromisso da ecofactory com a gestão sustentável dos recursos hídricos.

                          A fábrica da Toyota em Sorocaba representa um legado de sustentabilidade e inovação para toda a indústria automobilística

Adotando uma abordagem abrangente em relação à reciclagem, a ecofactory alcança a impressionante taxa de 99,3% de reciclagem dos resíduos gerados em sua operação. O projeto ReTornar transforma os uniformes e demais tecidos em bolsas e brindes, a borra de tinta é reutilizada na produção de cimento e os restos de alimentos são transformados em adubo, tudo isso visando promover a economia circular e minimizar o impacto ambiental.


A ecofactory alcança a impressionante taxa de 99,3% de reciclagem dos resíduos gerados em sua operação


A fábrica também adota uma postura proativa em relação à energia: destacam-se o uso de energia certificada, por meio de uma fonte limpa e renovável, e o uso exclusivo de lâmpadas LED, que reduzem significativamente o consumo elétrico. A utilização de uma prensa ecológica na etapa da funilaria também contribui para a economia de energia, já que seu funcionamento é otimizado, minimizando desperdícios.
A concentração dos principais fornecedores a apenas 1 km da fábrica é uma estratégia inteligente da Toyota para reduzir as emissões de CO2. Essa proximidade otimiza o transporte e a logística, reduzindo a circulação de caminhões e o consumo de diesel, além de fortalecer as parcerias com a comunidade local e estimular o desenvolvimento econômico regional.
A fábrica da Toyota em Sorocaba representa um legado de sustentabilidade e inovação para toda a indústria automobilística. O sucesso do projeto ecofactory foi tão expressivo que a montadora o replicou em outras unidades, como Porto Feliz, que também se tornou um modelo exemplar de sustentabilidade, sendo reconhecida como a fábrica de motores mais limpa da Toyota em todo o mundo.

Na planta é produzido, entre outros modelos, o Corolla Cross Híbrido Flex


Atualmente, na unidade de Sorocaba é produzido, entre outros modelos, o Corolla Cross Híbrido Flex, equipado com tecnologia pioneira híbrida flex, e é onde será produzido o novo modelo compacto híbrido flex recentemente anunciado pela fabricante.

Foto: Em 2012, a planta foi concebida como ecofactory, com o compromisso de seguir padrões internacionais de ecoeficiência - Divulgação Toyota

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!