Offline
Publicidade
Publicidade
Consórcio é opção para empresas que desejam trocar frota de veículos
09/08/2023 03:31 em Mercado

O Governo Federal anunciou uma Medida Provisória (1175/23) que institui programa para a renovação de frotas de veículos. A iniciativa estabelece descontos para facilitar a compra de automóveis leves e pesados mais sustentáveis e com mais eficiência energética por autônomos e pessoas jurídicas. A intenção é que o mercado automotivo e a cadeia produtiva do setor se mantenham aquecidos, além de contribuir para redução da circulação de veículos muito poluentes.
A MP chega como uma ajuda para muitas empresas que vivem a necessidade de reposição ou renovação da frota. Dessa forma, o consórcio para automóveis surge como uma opção, pois a modalidade não cobra juros e nem Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) sobre os valores negociados. Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), o consórcio de automóveis em geral - que engloba leves, pesados e motos - registrou um crescimento de 10,6% na venda de novas cotas entre os meses de janeiro e junho, em comparação com o mesmo período de 2022.
O consórcio oferece diversas vantagens para os clientes. “Com maior facilidade para aprovação de crédito, oportunidade de escolher planos, possibilidade de reduzir, antecipar ou quitar parcelas a qualquer momento e outros, o produto conquista cada vez mais clientes”, afirma José Climério Silva Souza, Diretor Executivo do Consórcio Nacional Bancorbrás.
A modalidade permite que as empresas escolham o valor da carta de crédito de acordo com o seu orçamento, evitando uma compra por impulso que prejudique o planejamento financeiro dos negócios. “O consórcio é uma oportunidade para acesso a crédito com mais vantagens e menos burocracia", comenta o diretor. O consorciado pode ser contemplado por meio de sorteios mensais e também por meio de lances livres e fixos, podendo, ainda, abater da carta de crédito parte do valor do lance ofertado.

Como funciona?
O consórcio é uma modalidade de crédito para aquisição de bens e serviços. O grande diferencial para outros tipos de financiamento é que o consórcio é organizado por um grupo, no qual todos os integrantes contribuem com uma quantia definida, todo mês, durante certo período, criando uma poupança conjunta. A cada mês, os consorciados têm a possibilidade de contemplação por sorteio e, também, de oferecer lances, podendo embutir parte do valor ofertado utilizando a carta de crédito. O sorteio define apenas a ordem dos participantes a serem premiados, pois ao final do tempo estipulado todos serão contemplados.
A prestação no consórcio é constituída pelo fundo comum (valor pago pelo consorciado para formar a poupança que será destinada à compra do bem), pela taxa de administração e por um fundo de reserva, além de seguro, se contratado. O reajuste do consórcio de veículos ocorre anualmente, de acordo com a variação do índice de preço estabelecido no contrato, de forma a preservar o poder de compra dos consorciados contemplados.

Foto: Markus Winkler - Divulgação Bancorbras

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!