Com o objetivo de alertar os motociclistas e evitar transtornos devido à falta de manutenção na corrente da moto, a Motul, multinacional especializada em lubrificantes e fluidos de alta tecnologia, compartilha cinco erros comuns cometidos no momento de lubrificar o componente.
“É importante ressaltar que grande parte das motocicletas possuem uma corrente como conjunto de transmissão final para garantir que o torque e a rotação do motor sejam transferidos para a roda por meio de um sistema pinhão-coroa”, explica Caio Freitas, engenheiro de Aplicações da Motul Brasil.
Confira abaixo os cinco erros mais frequentes identificados pela Motul:
1. Produtos inadequados utilizados para limpeza: o uso de alguns solventes genéricos, como gasolina ou querosene, pode aparentar ser eficiente para remoção de sujeiras, porém traz ressecamento dos retentores de borracha dos pinos. “A utilização de óleo diesel também influencia o mau funcionamento da transmissão final, já que dificulta a aderência do lubrificante adequado para a corrente, de modo a reduzir os intervalos de aplicação do produto e a proteção durante a pilotagem”, afirma Freitas.
2. Uso de escova de metal: durante a limpeza, que antecede a lubrificação, é comum que sejam encontrados acúmulo de sujeira e óleo antigo. No entanto, é importante não recorrer a uma escova com cerdas metálicas, porque ela pode danificar desde retentores até elos e pinos.
3. Escolha incorreta do lubrificante: é fundamental garantir que seja utilizado um produto específico em vez de óleo de motor queimado ou graxas adequadas para outras aplicações. O uso do item correto é importante para assegurar uma boa aderência e resistência à temperatura de serviço e rotação da roda, a fim de que o lubrificante não seja expelido.
“Outro ponto para uma seleção adequada é o uso da motocicleta, já que ela pode ser utilizada no modo off-road, em estradas de terra e areia, em trechos pavimentados de áreas urbanas, ou para prática esportiva em autódromos. Cada situação possui demandas e desafios diferentes em termos de lubrificação de corrente. Logo, as soluções são distintas”, destaca o especialista da Motul.
4. Aplicação excessiva de óleo: ainda que a escassez de lubrificante seja crítica, o uso exagerado do óleo não corresponde à excelência do desempenho. Em muitos casos, o excesso pode contribuir com o acúmulo de sujeira indesejada no conjunto de relação, poluindo também outras peças da moto.
5. Não aguardar o produto secar: “É preciso esperar alguns minutos para que os produtos tenham boa capilaridade e eficiência, conforme o descrito nas respectivas fichas técnicas. Isso vale tanto para limpeza quanto para lubrificação”, conclui Freitas.
Foto: Divulgação Motul