Offline
Publicidade
Publicidade
Fábrica de carros voadores e fábrica da BYD: avanços da eletromobilidade no Brasil.
04/08/2023 08:00 em Tecnologia

Por meio de empresas nacionais e estrangeiras, o país está vivendo uma verdadeira transformação em sua indústria da eletromobilidade em 2023. Agora, a cidade de Taubaté (SP), no Vale do Paraíba, foi definida como o local onde será instalada uma fábrica de carros voadores. O anúncio foi feito pela Eve Air Mobility (Eve) e a Embraer. A medida se soma a outras iniciativas de destaque, como a fábrica de carros elétricos da Build Your Dreams (BYD) na Bahia e da fábrica da Eletra, empresa de ônibus elétricos nacionais, que foi instalada no ABC paulista.
A Embraer é reconhecida mundialmente por sua expertise na aviação e traçou uma estratégia de produção e parcerias sólidas para consolidar sua posição no mercado de eVTOLs (veículos de decolagem e pouso vertical elétricos). Para Ricardo David, sócio diretor da Elev, empresa especializada em soluções para a eletromobilidade, afirma que os carros elétricos vão muito além de apenas automóveis convencionais.
“O avanço apresentado nos carros voadores só é possível por meio da eletromobilidade. Deste modo, ressalto a importância de mais um investimento significativo no setor, que pode ser amplificado ainda mais em um futuro breve. Isso também tem um efeito dominó, incentivando mais investimentos no país”, apontou o executivo.
O carro voador da Eve e Embraer, tem obtido excelente resposta do mercado, com uma carteira de pedidos que totalizou 2.850 unidades, somando um valor expressivo de US$ 8,6 bilhões. Projetado como uma aeronave 100% elétrica e com alcance de 100 quilômetros, a expectativa é de que o carro voador contribua com cerca de 55% do faturamento da Eve até 2030.
Entretanto, o sucesso dos eVTOLs no Brasil dependerá também dos testes regulatórios e da viabilidade operacional. A empresa tem buscado parcerias para avançar com o segmento, mas ainda são necessários mais testes até que exista viabilidade para os automóveis poderem circular com maior tranquilidade.
“São processos que precisam ser enfrentados para termos de fato esse avanço chegando ao país. Ainda assim, a fábrica trará empregabilidade e se somará a outras iniciativas de automóveis elétricos do país. Estamos vivendo um momento singular de transformação no setor da mobilidade urbana”, afirma David.
Esse anúncio não está sozinho e se soma com outros recentes investimentos. Como é o caso do ingresso da Build Your Dreams (BYD) no Brasil. Entretanto, apesar dos progressos, desafios ainda persistem para o setor. A adaptação das cidades para receber os veículos elétricos e a infraestrutura de recarga são questões críticas a serem enfrentadas.
“Seja no ar ou no asfalto, ainda precisamos adaptar a estrutura para os automóveis elétricos. Mas é certo que esse avanço já demonstra que estamos caminhando certo. A eletrificação da mobilidade é uma realidade e precisamos estar preparados para esse momento que já bate em nossas portas”, completa o executivo.
Com os recentes anúncios, o país está posicionado para ser um importante player na indústria global de eletromobilidade. As projeções otimistas de receitas e participação no mercado para a Eve e Embraer, além de outras montadoras, refletem o potencial desse setor em constante evolução, impulsionado por um movimento global em direção à mobilidade sustentável.

Foto: Reprodução

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!