Offline
Publicidade
Qual o potencial das TAGs de veículos para novos negócios no Mundo Open?
Publicado em 04/08/2023 07:52
Mobilidade

Em alguns países, como Brasil, TAG é a sigla para “Transponder de Acesso à Garagem”. Trata-se de um dispositivo eletrônico utilizado para identificar e liberar a passagem de veículos em pedágios, estacionamentos e outras áreas restritas. A TAG é instalada no veículo e se comunica com os sistemas de controle presentes nessas áreas.
A TAG de veículo utiliza tecnologia de radiofrequência (RFID) para se comunicar com os leitores instalados nas entradas e saídas das garagens. Ela contém um chip que armazena informações como o número de identificação do veículo, informações de pagamento ou acesso, entre outros dados relevantes.
Quando um veículo equipado com uma TAG se aproxima de um leitor, a comunicação é estabelecida e as informações são transmitidas. O sistema de controle na garagem verifica se o veículo está autorizado a entrar ou sair e realiza as ações apropriadas, como abrir portões ou cancelas.
Conforme explica Lígia Novazzi, COO & Sócia da Teros, empresa especializada em soluções de inteligência de dados, pricing e Mundo Open, os benefícios são: agilidade no fluxo de veículos, redução de filas e facilidade no pagamento, quando integrado a sistemas de cobrança automática.
Os sistemas de pedágio eletrônico, hoje muito utilizados no Brasil, auxiliam milhões de motoristas diariamente e permitem o pagamento automático das tarifas de pedágio, sem a necessidade de parar nas cabines de cobrança.
Esses motoristas, quando contratam o serviço de alguma operadora de TAGs, fornecem seus dados e autorizam o uso pela operadora.
 
Ampliação da oferta de serviços
Analisando a tendência de aumento de usuários nesse segmento, vimos que o aplicativo Sem Parar atingiu mais de 3 milhões de usuários únicos, em fevereiro de 2023. Dados da empresa revelam um crescimento de mais de 85% na taxa de acesso em um ano.
Esse aumento é resultado de uma reformulação da plataforma, segundo a companhia, que ampliou o número de serviços ofertados aos clientes, em 2022.
Alguns serviços oferecidos são: usuários podem gerir a assinatura, conferir onde abastecer, contratar um empréstimo pessoal, escolher um seguro dentro de uma ampla cartela de apólices, facilidades para quitar débitos veiculares, reservar uma vaga de estacionamento.
 
Oportunidades no mercado brasileiro
Já a Conectcar conta com aproximadamente 2,7 milhões de usuários e projeta fechar 2023 com 3 milhões de tags ativas. A empresa está investindo em TAGs para condomínios residenciais e segundo o CEO Eduardo Vasconcelos, as oportunidades são gigantescas em um mercado como o brasileiro, com 60 milhões de veículos.
Outra gigante do setor, a Veloe contava com 2,5 milhões de tags ativas em 2022. “Os números posicionam a Veloe como vice-líder de um mercado cada vez mais concorrido”, afirma André Turquetto, diretor-geral da Veloe em matéria da Forbes de fevereiro de 2023.
Além do aumento no número de TAGs, a Veloe viu sua base de parceiros crescer em 2022, atingindo 1,4 mil estabelecimentos ao portfólio dos clientes, entre eles 26 aeroportos em todo o país.

Tags de veículos, Open Finance e Mundo Open
Embora os Transponders de Acesso à Garagem (TAGs) estejam relacionados à automação e ao controle de acesso em garagens, eles não estão diretamente relacionados ao conceito de Open Finance. Os TAGs são geralmente utilizados para facilitar o acesso e o pagamento em estacionamentos, mas sua aplicação é mais específica a esse contexto.
O Open Finance, por outro lado, envolve a disponibilização de dados financeiros de maneira padronizada e segura, permitindo que terceiros acessem e utilizem esses dados por meio de APIs. Isso pode incluir dados de contas bancárias, transações, investimentos, crédito, entre outros serviços financeiros.
TAGs e Open Finance se encontram no conceito mais amplo de Mundo Open onde a informação e o conhecimento são compartilhados na forma de dados de modo regulado e seguro. Esses dados, integrados em uma plataforma como a ODE Platform da Teros, são transformados em valor e geram inúmeras possibilidades de soluções para negócios.
Por exemplo, projetos de compartilhamento de dados abertos sobre transporte público, dados de tráfego, rotas de ciclovias, entre outros, podem se enquadrar no conceito de Mundo Open, e integrados ao Open Finance, promover insights para novos negócios e oportunidades mais adequadas ao perfil dos milhões de usuários das TAGs. E, como vimos nos exemplos acima, isso já é uma realidade no Brasil.
Além disso, os TAGs também podem ser integrados a sistemas de pagamento eletrônico, facilitando a cobrança automática e reduzindo a necessidade de manuseio de dinheiro ou de parada para pagamento em cabines de atendimento.

Foto: Divulgação Teros

Comentários
0/650
Comentário enviado com sucesso!
Carregando comentários...