Offline
Publicidade
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/7bfd17b9156cacd355150fa1bfe64315.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/be00d2d606c6fe2c6feacb97cb2bdc31.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/d117ded633dc476dac23dccb896f3297.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/e69ae621e18b44c9ef7ef40b4b5ac23a.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/dc7ec9f03f66e00d8e95830285f128e9.jpg
ALE Combustíveis investe em capacitação e tecnologia para reforçar segurança dos motoristas nas estradas
Publicado em 31/07/2023 08:33
Mobilidade

ALE Combustíveis investe em capacitação e tecnologia para reforçar segurança dos motoristas nas estradas
No mês em que são comemorados o Dia do Motorista (25 de julho) e o Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho (27 de julho), a distribuidora de combustíveis ALE destaca os caminhos percorridos para mais segurança e menos acidentes nas vias. Nos últimos anos, a companhia tem investido constantemente em capacitação profissional e tecnologia.
Os condutores da ALE passam por rígidos treinamentos, desde a contratação, e capacitações periódicas para reciclagem de direção segura e responsável. A companhia mantém cerca de 170 motoristas na frota própria, além de mais de 800 profissionais indiretos. "Sempre direcionamos nossos esforços para ter uma operação rodoviária mais segura e eficiente. Investimos constantemente em treinamentos e na conscientização do nosso time", declara Adriano Brito, gerente executivo de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA) da ALE.
Para monitorar a frota e evitar falhas, a ALE investe em renovação de veículos e tecnologias voltadas à segurança de suas operações, como videomonitoramento e telemetria, entre outras. O treinamento preventivo associado à tecnologia visa corrigir comportamentos, conscientes ou não, que levam ao risco nas estradas. "Por meio de inteligência artificial, as câmeras monitoram os movimentos do motorista dentro do caminhão e identificam se ele está distraído, desviando o foco da estrada, cansado ou com sono, por exemplo", detalha Felipe Cattaneo, gerente de Logística e Transportes da ALE.
Além da capacitação, a companhia também lançou o projeto "Direção Segura", iniciativa para monitorar três indicadores de risco na condução dos motoristas: aceleração brusca, freada brusca e excesso de velocidade máxima. Com auxílio da tecnologia implementada na frota, a ALE tem feito um mapeamento contínuo desses dados, que servem de termômetro para avaliar o nível de percepção de risco dos colaboradores e planejar ações futuras. "Entendemos que condutores conscientes e com boa percepção de riscos adotam comportamentos seguros", afirma Cattaneo.
Os dados de segurança são acessados pelas áreas estratégicas da empresa e pela alta gestão. "Isso gera uma responsabilidade compartilhada", aponta o gerente de Logística e Transportes. A previsão é ampliar o projeto também para os profissionais externos. Os resultados dos investimentos da companhia em segurança já são visíveis: a ALE não teve nenhum acidente grave na frota própria em, pelo menos, cinco anos.
Há um ano, a ALE também iniciou a adaptação dos procedimentos internos da companhia aos rígidos padrões internacionais de saúde e segurança estabelecidos pela Glencore. "São padrões superiores até mesmo às normas regulamentadoras da área, o que eleva o comprometimento da ALE com a segurança", afirma Adriano Brito.

Foto: Adriano Brito - Divulgação Ale

Comentários
Comentário enviado com sucesso!