Offline
Publicidade
Publicidade
Capital Moto Week investe em sustentabilidade, acessibilidade e inclusão em complexo de 298 mil m²
26/07/2023 08:29 em Motocicletas

Preparem-se para uma experiência única e transformadora! O Capital Moto Week vai muito além de reunir os maiores nomes do rock nacional e o melhor no universo do motociclismo. É uma plataforma que conecta pessoas, stakeholders e legados socioambientais. O único festival no Brasil certificado como Lixo Zero e ISO 20.121, promove mais de 90 ações ambientais e sociais em sua edição especial de 20 anos, que acontece de 20 a 29 de julho em Brasília. Com mais de 100 shows, 800 mil pessoas e 350 mil motos, essa é uma celebração como nenhuma outra!
Desde 2017, o CMW tem se empenhado em práticas sustentáveis alinhadas à Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da ONU. "A essência do CMW é construir um legado que inspire e toque o coração das pessoas. É incrível ver o impacto que alcançamos ao longo dos anos", conta Juliana Jacinto, organizadora do festival. Caveiras do Bem é o movimento que engloba as iniciativas de legado e demonstra a responsabilidade do CMW com o ecossistema. Com estratégias de comunicação on e offline que alcançam 40 milhões de pessoas por ano, o festival tornou-se uma poderosa ferramenta de conscientização e engajamento.
"Investimos tempo e recursos no Caveiras do Bem com alegria, pois minimizamos os impactos ambientais e incentivamos nosso público e parceiros a seguirem esse caminho", afirma Juliana. De forma inédita, em 2023 o público pode acompanhar em tempo real a triagem e o processamento dos resíduos produzidos no festival, com a correta separação de materiais, como alumínio, plástico, papelão, vidro e resíduos orgânicos.
Outra novidade é o lançamento da Academia de Produção Inteligente, dedicada a capacitar equipes de produção, fornecedores, expositores e parceiros. "Com a Academia de Produção Inteligente capacitamos cerca de 600 profissionais, entre equipes e parceiros do Capital Moto Week, abordando temas essenciais para o sucesso do festival. Acreditamos que treinamentos em sustentabilidade, combate à violência, atendimento humanizado, saúde e segurança no trabalho, boas práticas de manipulação de alimentos são fundamentais para proporcionar uma experiência positiva e transformadora", explica Patricia Mazoni, co-diretora de Sustentabilidade do CMW.
O CMW também demonstra um forte compromisso no combate à violência contra a mulher através da iniciativa #CMWPorElas. Canais de atendimento estão disponíveis durante o festival para oferecer auxílio e orientação a mulheres que sejam vítimas ou testemunhas de violência, sem julgamentos ou discriminação. “Não toleramos qualquer forma de ação ou omissão que promova ou favoreça a práticas de importunação, assédio ou violência sexual”, sinaliza Juliana Jacinto.

Cadeia produtiva sustentável
A sustentabilidade está enraizada no DNA do Capital Moto Week e é um valor fundamental para o festival, descreve Kallel Kopp, co-diretor de Sustentabilidade: "Em 2022 fomos certificados como Evento Lixo Zero pela Zero Waste International Alliance, reconhecendo nossos esforços em ir além dos requisitos mínimos de destinação correta de resíduos. Queremos proporcionar uma experiência incrível para os participantes, sem comprometer o meio ambiente que tanto amamos".
Ao adotar o uso do "Meu Copo Eco", o festival evita o consumo de mais de 1 milhão de copos descartáveis durante os 10 dias de duração. Desde 2019, o CMW baniu o uso de materiais não recicláveis, além de promover a destinação correta de resíduos eletrônicos. No ano passado, converteu 480 quilos desses materiais em 10 computadores doados para inclusão digital em escolas, em parceria com o Instituto Programando o Futuro.
O CMW orgulha-se de cumprir as exigências da norma ISO 20.121 para Eventos Sustentáveis, garantindo que toda a cadeia produtiva do festival esteja alinhada com práticas sustentáveis. A organização também aderiu ao Compromisso Brasileiro de redução das emissões de gases de efeito estufa, plantando mais de 25 mil mudas de árvores com o objetivo de zerar suas emissões de carbono em 2022.

Feito por e para pessoas
Não existe Capital Moto Week sem pessoas! Por isso, as ações sociais recebem destaque no festival. Em um universo de 834 mil pessoas, a diversidade do público é o que torna o CMW único: “Costumamos dizer que há um Capital Moto Week para cada um”, ressalta Juliana Jacinto. Tendo a inclusão como um dos eixos do festival, as dependências da arena são acessíveis e adaptadas para facilitar a locomoção de pessoas com deficiência, que têm acesso gratuito ao CMW. Em 2022, mais de 500 pessoas desse grupo foram credenciadas com acompanhantes para curtir o festival.
Todo o espaço de convivência da 'Cidade do Motociclista' recebe sinalizações de acesso PCD. Um Camarote Solidário dedicado a esse público é instalado em frente ao palco principal, com estrutura de piso elevado para melhor experiência. Além da tradução em libras dos shows das atrações nacionais, Juliana destaca que as equipes próprias e terceirizadas passam por treinamentos com práticas inclusivas. Adicionalmente, 11 profissionais PCDs foram contratados e atuam no festival.
O CMW também abre suas portas para centenas de crianças carentes do Distrito Federal, com o projeto Moto Kids Solidário. No quesito combate à fome, somente em 2022, 35 mil pessoas de 130 instituições foram beneficiadas pela doação das 8,6 toneladas de alimentos arrecadados por meio do Ingresso Solidário. Dentro do festival, entre jovens, crianças e mulheres do DF, o público atendido nas ações de legados sociais em 2022 somaram 670. A comunidade da Granja do Torto, bairro em que se localiza o Parque de Exposições, também se beneficia: os moradores receberam 380 atendimentos gratuitos de saúde e 200 atendimentos do Na Hora.

Não pára por aí
Por meio da Academia de Produção Inteligente, o CMW oferece à comunidade da oficinas profissionalizantes gratuitas nas áreas de: Assistente de Produção Cultural, Roadie e apoio na produção de palco, Produção fotográfica e audiovisual para redes sociais, Designer Gráfico, Manutenção de Celulares e Montagem e configurações de computadores. Em parceria com a ONG Programando o Futuro, uma mobilização porta a porta está sendo realizada para coletar resíduos eletrônicos, com o objetivo de tornar a Granja do Torto a primeira cidade do DF 100% livre de lixo eletrônico. Somente nos dois primeiros dias da ação, foi recolhida 1,2 tonelada deste material.

Foto: Divulgação Capital Moto Week

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!