O mercado automotivo brasileiro registrou um aumento de 7,3% nas vendas de veículos novos em junho, impulsionado pelos descontos oferecidos nos carros zero quilômetro. De acordo com dados fornecidos pela Fenabrave, foram emplacadas 189.528 novas unidades no país, abrangendo carros, comerciais leves, caminhões e ônibus. Por outro lado, as vendas de veículos seminovos e usados apresentaram uma redução de 7,8% em relação a maio. Apesar dessa queda, o acumulado do ano mostra um desempenho positivo, com um aumento de 13,7% em comparação com o mesmo período de 2022.
Mesmo com a diminuição nas transações de carros usados em junho, as vendas do primeiro semestre de 2023 apresentaram um crescimento de 15,3% em comparação com o mesmo período do ano anterior, de acordo com dados da Fenauto (Federação dos Revendedores de Veículos Usados).
A InstaCarro, plataforma de venda de carros online que vem revolucionando o mercado automotivo, divulgou quais foram os veículos mais vendidos e valorizados neste primeiro semestre de 2023.
Dentre os três modelos mais vendidos pela plataforma, encontram-se o Hyundai HB20, com 3,91%; o Ford Fiesta, com 3,44%; e o Chevrolet Onix, com 3,17%:
Divulgação: InstaCarro
Já entre os modelos mais valorizados nessa primeira metade do ano, a plataforma observa o Volvo XC60, com 86%; Mitsubishi Pajero Sport, com 84%; e o Peugeot 3008, com 84%:
Divulgação: InstaCarro
Entre os mais vendidos em junho, destacaram-se modelos populares, como o Hyundai HB20, com 4,14%; o Chevrolet Onix, com 3,82%; e o Citroën C3, com 3,03%:
Divulgação: InstaCarro
Já os veículos que mais se valorizaram, em junho, incluem os modelos Nissan Frontier, com 60%; VW SpaceFox, com 59%; e VW Amarok, com 56%:
Divulgação: InstaCarro
“Embora tenhamos observado uma queda no comércio de carros usados em junho, os números do primeiro semestre de 2023 são bastante animadores, com um aumento significativo de 15,3% nas vendas em comparação com o mesmo período do ano anterior. Isso indica uma recuperação sólida e um interesse contínuo dos consumidores nesse mercado”, comenta Luca Cafici, CEO da InstaCarro.
Em relação às medidas adotadas pelo Governo Federal para incentivar o retorno do carro popular, o pacote oficialmente encerrado em 7 de julho resultou em 54 mil unidades emplacadas e a utilização de R$ 650 milhões durante o mês de junho.
“É fundamental reconhecer a importância dessas medidas adotadas pelo Governo Federal para impulsionar o setor automotivo. Elas não apenas criam oportunidades para os consumidores, mas também beneficiam a indústria como um todo. Acreditamos que essa iniciativa contribuirá para fortalecer o mercado, incentivando o crescimento e a inovação, e estamos comprometidos em oferecer nosso apoio para impulsionar esse progresso”, finaliza Luca Cafici.
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