Para possibilitar que os fiscais do Instituto de Pesos e Medidas sejam treinados conforme o novo regulamento técnico metrológico (RTM) elaborado pelo Inmetro, a Dover FS, fabricante das bombas de abastecimento Wayne, fez nesta manhã de quinta-feira, seis de julho, a doação de uma bomba antifraude ao órgão.
Stelmo Carneiro, diretor geral da DoverFS LatAm, fez a entrega da bomba ao superintendente do IPEM-SP, Marcos Guerson, no evento o Carneiro ressaltou: “Esse é um marco histórico que representa o desenvolvimento de uma tecnologia que possa garantir segurança metrológica para postos de gasolina. Esta doação simboliza a importância que o IPEM tem para garantir que a fiscalização seja cumprida em campo e com isso tanto clientes finais quanto donos de postos e fabricantes consigam contribuir com a sociedade para que a exista uma justa competição e possa garantir que o que sai do bico para o tanque de gasolina seja efetivamente o que está sendo comprado”.
Além da doação, a empresa enviou seu gerente de produto especialista e o engenheiro de campo que, durante os dias cinco e seis de julho, realizaram o treinamento da equipe do IPEM. Essa foi a primeira de uma série de treinamentos previstos para todo o país.
A Dover Fueling Solutions através de sua marca Wayne é a primeira fabricante de bombas de abastecimento em conformidade com as exigências do Inmetro, oferecendo ao mercado equipamentos já aprovados que atendem integralmente onovo RTM.
Entre as mudanças estão a assinatura digital criptografada das informações movimentadas entre o medidor e componentes eletrônicos da bomba; a exigência de um compartimento fora da área lacrada para que o sistema de automação e outros periféricos do posto sejam conectados e; uma porta de comunicação bluetooth para que o consumidor verifique o abastecimento.
A empresa possui duas linhas prontas para o novo RTM: a linha Global 3G, composta pela Global Century e Global Vista e a linha Helix, composta pela Helix 1000 e Helix 4000, além do modelo Helix 5000, que foi instalado no Posto Galápagos, primeiro em operação no mercado brasileiro.
Foto: Divulgação Dover