A Pirelli homologou 10 pneus diferentes para equipar o Lotus Eletre, o primeiro hiper-SUV elétrico da marca britânica. Com diferentes medidas de pneus dianteiros e traseiros, este novo carro é equipado com um P Zero de 22 polegadas (275/40R22, 315/35R22) e de 23 polegadas (275/35R23, 315/30R23), ambos disponíveis com e sem tecnologia Seal Inside, bem como um P Zero Corsa de 22 polegadas (275/40R22, 315/35R22). Todos estes pneus foram concebidos para satisfazer os requisitos do Eletre, desde o desempenho dinâmico e excelente sensação de dirigibilidade, até à autonomia e conforto em todas as condições de condução. Prova do programa de desenvolvimento dedicado a estes novos pneus é a marcação LTS nas laterais, enquanto a marcação Elect identifica o pacote de tecnologias da Pirelli para os veículos elétricos.
"Desenvolvendo pneus de alto desempenho para um BEV (sigla em inglês para Veículo Elétrico a Bateria) dinâmico como o Lotus Eletre, tivemos que elevar o nível tecnológico, para identificar novas soluções que atendam às necessidades de um mercado que está passando por uma verdadeira revolução, mais rápido e mais desafiador do que nunca. Tal como acontece com os carros, os pneus também estão evoluindo de muitas maneiras, mais do que pode parecer. Para nós, é essencial trabalhar ao lado de fabricantes de carros de prestígio, como a Lotus, porque nos permite imaginar e depois realizar essa evolução juntos." – Dario Marrafuschi, head de Produtos da Pirelli.
"Nos últimos meses, fizemos testes intensivos em pistas desafiadoras, como a famosa Nürburgring Nordschleife, e a equipe Pirelli fez um ótimo trabalho para desenvolver pneus com o desempenho absolutamente certo para nosso novo veículo totalmente elétrico e muito dinâmico." – Dr. Flavio Friesen, engenheiro-chefe de Integração de Veículos do Lotus Tech Innovation Centre e gerente geral adjunto do Lotus Tech Research Institute.
Elect - Tecnologia específica para carros elétricos
Os pneus Elect da Pirelli para o Lotus Eletre têm uma pegada otimizada e compostos específicos, que maximizam a aderência, reduzindo o giro das rodas sob aceleração causada pelo torque instantâneo dos motores elétricos. Os engenheiros de pneus também trabalharam em uma estrutura otimizada, para fornecer excelente desempenho e dirigibilidade. Outro foco, para entregar uma configuração de atributos bem equilibrada, foi o conforto acústico. Os pneus Pirelli Elect foram projetados para reduzir a resistência ao rolamento, tornando as viagens mais silenciosas e confortáveis. Estes atributos são certificados pelo rótulo europeu de pneus: todos as medidas têm uma classificação "A" para aderência em piso molhado, e quase todos eles são classificados como "A" também para ruído.
Seal inside – Sistema antifurto
Para tornar os pneus de aro 22 e 23 para o Lotus Eletre ainda mais seguros, a tecnologia Seal Inside está disponível como opcional, fazendo sua estreia em uma medida tão grande. O Seal Inside é um sistema de vedação automática que mantém a pressão do ar dentro de um pneu mesmo após um furo, permitindo que as viagens continuem.
Desenvolvimento virtual
Os pneus P Zero e P Zero Corsa sob medida para o Lotus Eletre são o resultado de um processo de desenvolvimento de última geração, realizado com a ajuda de ferramentas de design virtuais. A especificação dos pneus foi definida usando modelagem 3D antes de qualquer protótipo físico ser produzido, permitindo que muito mais detalhes fossem incorporados ao ciclo do projeto e tornando a interação entre a Pirelli e a montadora ainda mais eficiente.
Foto: Divulgação Pirelli