A Pirelli está reintroduzindo no mercado o pneu Scorpion BK, para o Lamborghini LM002 de 1986. Este pneu estava na vanguarda da tecnologia na época
de sua criação por causa de seu tamanho e resistência, mas também por causa de suas "orelhas": aletas laterais que permitiam que ele “flutuasse” pelas areias do
deserto. Recriado como parte da linha Pirelli Collezione, dedicada a carros históricos, o pneu foi apresentado no FouriConcorso, um evento para carros de colecionadores perto do Lago de Como. Do LM002 ao Urus moderno, este é um dos últimos capítulos de uma
história que começou em 1963.
O pneus com "orelhas"
No início da década de 1980, a Pirelli foi convidada a desenvolver um pneu muito especial para um carro muito especial: o Lamborghini LM002, que foi o precursor de
todos os SUVs esportivos. Os Scorpion BK foram produzidos especificamente para este veículo: pneus enormes com aletas laterais, conhecidas como 'orelhas', que deram ao carro agilidade e resposta extra na areia. Este pneu, além de oferecer uma fantástica aderência
à estrada, teve de trabalhar em altas temperaturas típicas do deserto, bem como suportar o peso do carro (em torno de 3.500 quilos) e lidar com a velocidade do motor V12, garantindo também o desempenho esportivo no asfalto. Como resultado, esses pneus foram
feitos com uma carcaça extremamente robusta, com reforço anticorte em aramida, que também foi capaz de absorver impactos e reagir mais rapidamente a mudanças repentinas de direção.
O Scorpion BK, submetido a testes de força adicionais e desenvolvido usando técnicas derivadas de rali, foi um dos primeiros exemplos da Pirelli de transferência de
tecnologia das pistas para as ruas. O design do padrão da banda de rodagem, na verdade, derivou do padrão intermediário da banda de rodagem 'Monte Carlo' dos pneus slick de rali da época. Muitas das tecnologias dentro do BK também vieram do automobilismo,
campo em que a Pirelli já havia conquistado vários títulos mundiais. Não é por acaso que a Pirelli equipou vários carros com pneus Scorpion no Rali Paris-Dakar de 1988, incluindo o Lamborghini LM002.
A apresentação do pneu recriado ocorreu no FuoriConcorso, em Villa Sucota, no Lago de Como, equipando o LM002 de um colecionador privado com o 'novo' Scorpion BK,
apoiado pelo Lamborghini Polo Storico.
O primeiro da linha Scorpion
O Pirelli Scorpion BK foi o precursor da família Scorpion, a gama de pneus Pirelli dedicada a utilitários esportivos. Toda a gama foi renovada em
2022 para se adequar aos carros mais modernos, incluindo modelos eletrificados. A família Scorpion, de fato, tem o maior número de homologações para carros elétricos ou híbridos plug-in de toda a gama Pirelli. A Pirelli aplicou sua abordagem de design "Eco
Safety" ao novo Scorpion, que combina baixo impacto ambiental com desempenho ideal quando se trata de segurança ao dirigir, graças à inovação de materiais e ao uso de ferramentas de design virtuais de ponta no processo de desenvolvimento.
Pneus Pirelli para os SUVs da Lamborghini
Do LM002 ao Urus, a linhagem de SUVs da Lamborghini tem um elemento em comum: os pneus Pirelli. Quando o Urus fez sua estreia em 2018, a Pirelli introduziu seis pneus
diferentes, de 21 a 23 polegadas, que vão do P Zero ao Scorpion. Uma versão sob medida do P Zero Trofeo R foi projetada para o mais recente Urus Performante: a primeira vez que pneus semi-slick foram vistos em um SUV. Essa combinação de desempenho do carro
e aderência dos pneus culminou em uma vitória de classe na lendária Subida Internacional de Pikes Peak, nos Estados Unidos.
Foto: Divulgação Pirelli