Texto: Thiago Hidalgo*
A mobilidade urbana está passando por mudanças significativas nos últimos anos, impulsionadas pela tecnologia e necessidade de criar soluções mais eficientes e acessíveis. À medida que as cidades se expandem e os desafios de evitar congestionamentos se agravam, é importante adotar medidas que explorem o futuro dos deslocamentos para garantir a qualidade de vida e dos serviços de transportes, além da conectividade das comunidades e pessoas. A chegada de novas gerações de redes móveis e de banda larga também podem potencializar a mobilidade neste sentido, pois é mais um passo para tornar as cidades inteligentes. Dessa maneira, abre-se espaço para novos horizontes, com a utilização de carros autônomos e semáforos inteligentes, por exemplo.
Além disso, os tão sonhados carros voadores de desenhos animados já são uma realidade. Empresas do mundo todo estão investindo milhões nesse formato que promete radicalizar o deslocamento nas grandes cidades. A mobilidade como serviço (MaaS) também transformará a forma de locomoção e, até 2027, de acordo com estudo de Juniper Research, esse mercado deverá gerar uma receita de US$ 92 bilhões globalmente. Já os carros elétricos estão em ascensão e, segundo aponta pesquisa da McKinsey, até 2040 é esperado que a frota de veículos elétricos e híbridos chegue a mais de 11 milhões de unidades no Brasil.
Para Thiago Hidalgo, CEO do Consórcio 3C e um dos desenvolvedores do mobizapSP, aplicativo de transporte individual de passageiros da Prefeitura de São Paulo, o uso de tecnologias nesse sentido pode beneficiar e transformar a forma de se mover pelas cidades. “Mobilidade urbana é um dos maiores desafios enfrentados no mundo atualmente, não apenas por conta do crescimento dos centros urbanos, mas também considerando a rotina agitada das pessoas. Por isso, é preciso criar soluções inovadoras que não apenas atendam às necessidades dos usuários, mas também contribuam para uma cidade mais conectada e inclusiva. Assim, será possível impulsionar a transformação do setor, utilizando tecnologia e colaboração para redefinir a forma como nos deslocamos e até vivemos”, afirma Hidalgo.
O porta-voz encontra-se disponível para falar sobre o tema, abordar as tendências para os próximos anos e como o uso de tecnologias pode auxiliar no segmento.
*Thiago Hidalgo Fernandes Pimentel é CEO do Consórcio 3C e Vice-Presidente de Tecnologia e Operações na CSX Inovação.
Foto: Reprodução