Com design e características inovadoras, os novos pneus da linha X Multi Michelin para frotas de caminhões oferecem em comum três vantagens aos clientes: menor custo total de operação, mais segurança e menos impacto ambiental. Isso se dá devido ao uso de tecnologias avançadas na confecção dos novos pneus da família X Multi, com três novos modelos.
Segundo a Confederação Nacional do Transporte, a qualidade do pneu – e, consequentemente, a redução no consumo de combustível - pode diminuir a emissão de CO2 do veículo em até 13%. Os altos custos operacionais, a ocorrência de acidentes e as paradas não programadas estão entre as principais reclamações dos frotistas. Ainda de acordo com a CNT, 50% dos custos variáveis – que inclui diesel, pneu, manutenção, e lubrificante - são impactados pela qualidade do pneu.
As novas soluções vêm para sanar essas e outras questões ao lançar mão de tecnologias avançadas. As principais são a REGENION, que garante uma taxa mínima de desgaste da banda de rodagem, reduzindo a resistência ao rolamento e menor consumo de combustível, além de manter a aderência do pneu mesmo ao longo de toda a sua vida; a INFINICOIL (presente nos pneus direcionais), cabo de aço único que envolve toda a carcaça, dando mais resistência a sobrecargas e, portanto, menos desgaste irregular e mais estabilidade ao longo da vida útil do pneu, além de auxiliar na redução do consumo de combustível e aumentar a capacidade de carga do pneu.
Os novos modelos
X Multi Z2
Mais longevidade e segurança sem comprometer as outras performances: esta é a maior inovação do novo pneu que reforça o seu posicionamento de líder de mercado em durabilidade na primeira vida e vida-carcaça, com aprimorada resistência a estouros e perda repentina de pressão.
Com redução de 13% na resistência ao rolamento, os pneus da X Multi Z2 possuem taxa de desgaste 24% menor em relação ao X Multi Z+. Outra mudança é em relação à quilometragem: aumento de 14% no transporte rodoviário de passageiros e de 10% no transporte de carga rodoviária.
Os riscos de acidentes também foram mitigados através do uso de tecnologias inovadoras. O desenho dos pneus, por exemplo, com sulcos mais fechados e ocultos, garante mais controle do veículo em pista molhada, ajuda na mobilidade e, consequentemente, provoca menos desgaste e emissão de CO2.
A carcaça da linha X Multi Z2 foi reforçada para aumentar a resistência a estouros e perda repentina de pressão. A mudança reduz a necessidade de paradas não programadas e imprevistos. Com maior disponibilidade de frota, menor o gasto com manutenção.
X Multi Energy Z&D
Os pneus X Multi Energy Z&D são 3,4kg mais leves que a linha anterior, a Z+, com redução de 4% de matéria-prima. Também apresentam 14% de melhoria na taxa de desgaste por quilometragem e até 16% menor resistência ao rolamento que a versão anterior.
Os resultados dos testes sobre eficiência energética e desgaste de pneus, tanto internos, como os auditados pela DEKRA, foram animadores: os modelos apresentaram redução de 4,7% de combustível, e consequentemente menor emissão de CO2 em comparação com os principais concorrentes do mercado. Para os testes foram usados 10 conjuntos de caminhão trator acoplados a 10 semirreboques de 3 eixos distanciados.
Se os pneus forem usados em conjunto com as soluções da Michelin Conected Fleet by SASCAR, o potencial de redução do consumo de combustível do veículo praticamente dobra o valor: a economia total de combustível da frota chega a 9,2% (4,7% do pneu + 4,5% de economia com gestão e telemetria, com câmara de fadiga, rotograma falado e black box).
X Multi Energy Z
Além da redução de consumo de combustível proporcionada pelo conjunto Energy Z&D, o pneu X Multi Energy Z apresenta ainda taxa de desgaste 12% menor que a versão anterior, gerando menos particulados ao longo de sua utilização.
As tecnologias da linha X Multi Energy Z proporcionam maior resistência a choques, perfurações e infiltrações, trazendo maior quilometragem total do pneu e redução de custos totais de operação
Com arquitetura inovadora, a linha tem maior capacidade de carga (cerca de 7,5T) e mais estabilidade. Os riscos de acidentes também foram mitigados através do uso de tecnologias. O desenho dos pneus, por exemplo, com sulcos mais fechados e ocultos, garante mais controle do veículo em pista molhada ao longo de toda a sua utilização, ajuda na mobilidade e, consequentemente, provoca menos desgaste.
Fotos: Divulgação Michelin