A Goodyear, uma das maiores fabricantes de pneus do mundo, relembra o Dia do Automóvel, comemorado em 13 de maio. A data representa a inauguração da primeira estrada pavimentada do Brasil, ligando a cidade do Rio de Janeiro a Petrópolis (RJ), com aproximadamente 66 quilômetros.
Nesta data, alinhada à paixão por carros de muitos brasileiros, a Goodyear destaca a importância da manutenção preventiva dos pneus, que são essenciais para o bom funcionamento dos automóveis, com algumas dicas de cuidados para elevar a durabilidade dos pneus e contribuir para a dirigibilidade, conforto, economia de recursos e segurança dos motoristas e passageiros.
Confira algumas dessas dicas para você ficar de olho nos pneus do seu carro:
Condições dos pneus
Caso os pneus atinjam a profundidade de sulco inferior a 1,6 mm, isso indica que chegou a hora de fazer a troca dos seus pneus. Para ver se chegaram a esse ponto, existem indicadores nos sulcos dos pneus, como o TWI que indica no pneu a profundidade, e a Goodyear desenvolveu a tecnologia Wear Gauge, que permite que o consumidor acompanhe o desgaste dos pneus ao longo do tempo.
Calibragem e Pressão
A pressão de ar é um dos fatores críticos que afetam o desgaste do pneu e, consequentemente, sua vida útil. É recomendado calibrar os pneus pelo menos a cada 15 dias, sempre utilizando a pressão indicada pelo fabricante do veículo.
Estepe
É importante sempre conferir se o pneu está em boas condições de uso, afinal ele precisa estar pronto para qualquer emergência. O motorista deve verificar a calibragem e as condições gerais do estepe, assim como a presença de chave de roda e triângulo.
Alinhamento e balanceamento do veículo: Além de obter melhor dirigibilidade em retas e curvas, tanto o alinhamento quanto o balanceamento realizados da forma correta ajudam na estabilidade, na segurança do veículo e contribuem para uma maior vida útil dos pneus. O recomendável é verificar o alinhamento e o balanceamento a cada 5.000km ou seis meses, além de ser imprescindível a cada troca de pneus.
Rodízio de pneus
O rodízio de pneus serve para compensar a diferença em desgaste, permitindo aumento de quilometragem e eficiência, proporcionando boa estabilidade, especialmente em curvas e freadas. O rodízio deve ser feito a cada 5.000km ou antes, caso haja desgaste irregular nos pneus.
Foto: Reprodução