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Pirelli é confirmada como fornecedora exclusiva de pneus para o Campeonato Mundial de Superbike até 2026
09/05/2023 02:05 em Motocicletas

A Pirelli e, a empresa organizadora do Mundial de Superbike, a Dorna WorldSBK Organization estenderam sua parceria por mais três anos: a empresa italiana será a única fornecedora oficial de pneus para todas as classes do Campeonato Mundial de Superbike até a temporada de 2026. Com o atual acordo expirando no final de 2023, a Dorna WorldSBK, em parceria com a FIM - Federação Internacional de Motociclismo - propôs à Pirelli, que aceitou, um novo acordo de três anos para o período 2024-2026.
Assim continua uma colaboração única, em termos de longevidade, dentro do panorama internacional do motorsport, que este ano comemora 20 anos consecutivos. Essa é uma demonstração da relação sólida que a Pirelli conseguiu estabelecer com a Dorna, a FIM, as equipas e os pilotos, graças à melhoria constante da qualidade, confiabilidade e desempenho dos seus pneus.
Para Gregorio Lavilla, Diretor Executivo do Mundial de Superbike, "a Pirelli provou várias vezes ser uma combinação perfeita para o Mundial de Superbike como nosso único fornecedor oficial de pneus. Nossa parceria não apenas garante um grande nível de qualidade e desempenho para nossas equipes e pilotos ao longo da temporada, disputada em uma ampla variedade de locais, mas também abraçou completamente os valores e a filosofia do Campeonato. O Mundial de Superbike evoluiu através de várias épocas e fases desde que começamos a trabalhar com a Pirelli, e o fato de termos construído essa colaboração mutuamente benéfica nos últimos 20 anos é sem precedentes. Então, é com grande entusiasmo que estamos olhando para o futuro do WSBK e da Pirelli juntos, à medida que o campeonato evolui e novos desafios surgem."
"Este ano, comemoramos um marco importante, faz 20 anos que estamos ao lado do Campeonato Mundial de Superbike da FIM como fornecedores únicos para todas as classes. Um caminho, iniciado em 2004, que representou o primeiro exemplo de uma fórmula de pneu único na história das principais competições do motorsport e que, anos mais tarde, provou ser uma escolha vencedora, posteriormente seguida por outros campeonatos. O motorsport tem sido historicamente parte integrante do DNA da Pirelli e esta renovação está alinhada com nossa estratégia corporativa, que vê o Mundial de Superbike como uma plataforma fundamental para o desenvolvimento de nossos pneus para motocicletas, começando com pneus de corrida e superesportivos. Estamos felizes em continuar esta aventura ao lado da Dorna, das equipes e dos pilotos até 2026, enquanto continuamos a oferecer aos motociclistas de todo o mundo pneus que contêm o melhor da tecnologia derivada do Superbike", comentou
Aldo Nicotera, vice-presidente sênior e head de Moto e Ciclismo da Pirelli.
Ao aplicar a filosofia derivada da produção também aos pneus, desde 2004 a Pirelli decidiu não fornecer ao campeonato soluções de protótipos, mas sim pneus de produção normal que podem ser comprados por qualquer pessoa no mercado. Além disso, a fórmula de pneus únicos da Pirelli permitiu que todos os pilotos e equipes competissem pela vitória ao longo dos anos, podendo contar com um fornecimento igual de pneus para todos.
Desde o início, a Pirelli teve um papel triplo: foi um parceiro técnico como fornecedor de pneus, patrocinador do campeonato, mas também um parceiro de marketing, contribuindo ativamente para delinear a identidade e as qualidades do campeonato, que sempre o distinguiram de outras competições de motociclismo.
Tudo isso enquanto permanece como um precursor e intérprete das tendências e necessidades do mercado, continuando a inovar tecnologicamente e estabelecendo novos padrões e referências para pneus de corrida usados em todo o mundo. Em 2013, como a primeira empresa da história, a Pirelli abandonou os pneus de 16,5 polegadas no motorsport em favor dos novos 17", um tamanho mais usado por motociclistas nas ruas. Em 2018, a transição para tamanhos maiores, 125/70 dianteiro e 200/65 traseiro e, em anos mais recentes, a introdução de novas soluções em compostos muito macios como o SCX e o SCQ capazes de oferecer aos pilotos um desempenho ainda maior.

Foto: Divulgação Pirelli

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