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Cummins Brasil anuncia novo motor QSF 3.8 nacional para aplicação industrial
Mercado
Publicado em 01/05/2023

A Cummins Brasil apresenta durante a 28ª edição da Agrishow 2023 – Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, a maior do segmento da América Latina, que acontece entre os dia 1 e 5 de maio, em Ribeirão Preto (SP), o novo motor QSF 3.8 produzido em Guarulhos (SP), com potência entre 99hp e 140hp, pronto para atender às aplicações agrícolas e industriais.
De acordo com  Tiago Costa, gerente de Vendas Off-Higway da Cummins, “com investimento na ordem de USD 124 mil no Brasil, esta motorização foi minuciosamente desenvolvida por nosso time de engenharia brasileiro para o segmento fora de estrada visando ampliar nosso portfolio para atender às demandas dos nossos clientes com as vantagens da tecnologia downsizing e de compra nacional, por meio do Finame, além de redução dos custos de frete, melhoria nos prazos de entrega e suporte Cummins local”.
O QSF 3.8 é um motor leve e compacto de 4 cilindros que oferece uma combinação de desempenho e durabilidade, além de proporcionar uma operação econômica com mais potência e produtividade. Como diferencial estratégico, o motor é homologado para Tier 3/Mar-1 e está também pronto para atender às normas de emissões futuras, com o sistema de pós tratamento da Cummins Emissions Solutions (CES), Single Module.
Derivado do ISF 3.8, motor já consagrado no mercado automotivo acumulando mais de 100 mil unidades vendidas no País, o QSF 3.8 industrial já estreia no Brasil com a base fortalecida. O know-how de engenharia para o desenvolvimento de novas aplicações, alta disponibilidade de peças de reposição, rede de distribuição já preparada para prestar suporte no pós-vendas e flexibilidade deste motor para se adequar aos projetos dos clientes sem grande impactos são requisitos fundamentais que farão deste motor um sucesso nos segmentos agrícola e de construção.
Segundo Andre Selim, líder de Engenharia Off-Higway da Cummins, no desenvolvimento da versão industrial do QSF 3.8 utilizamos um software específico e peças de performance exclusivas para entregar a melhor performance e durabilidade às aplicações fora de estrada. A adesão de um eficaz turbocompressor wastegate Cummins permitiu a entrega de até 540 Nm de torque”.
 
Portfolio Cummins Off-Highway
Desde que se estabeleceu no Brasil, a Cummins contribui para o crescimento do agronegócio no País, com produtos de alta confiabilidade, performance e qualidade, com tecnologias cada vez mais limpas. A gama da líder de tecnologia em energia traz motores eletrônicos nacionais, produzidos em Guarulhos (SP), cilindradas que variam de 3.8 a 9 litros (QSF 3.8, QSB 4.5, QSB 6.7 e QSL 8.9), além de versões que são importadas e oferecidas no País: QSF 2.8 litros, QSG 12 litros e QSX 15 litros.
“É constante o nosso desafio de suportar os mercados agrícola e de construção e atualizá-los com tecnologia e inovação, a exemplo do nosso recente progresso desenvolvido para a versão QSB 6.7 que recebeu mais potência:  antes de 270 hp, agora conta com 295 hp, com torque de 1.051 Nm (anteriormente 990 Nm)”, reforça Costa.
Essas atualizações que trouxeram ainda redução de consumo de combustível permitiram aos clientes substituir um motor pesado por outro mais leve, como o QSB 6.7, e com igual potência. Para se ter uma ideia, em plena carga a 1.800 rpm é possível atingir uma redução de consumo específico de 9%.
A Cummins Brasil se destaca no mercado agrícola por ser a única fabricante a oferecer as soluções completas e integradas, incluindo sistemas de filtração e turbos, além de motorização utilizadas em tratores, colheitadeiras, pulverizadores, caminhões, entre outros equipamentos.
A tecnologia disponível na eletrônica embarcada dos motores Cummins oferece maior produtividade e economia aos produtores, como custos de manutenção e consumo. As motorizações ainda atendem legislações rigorosas de emissões, contribuindo com o mercado de exportação para Europa e Estados Unidos.

Foto: Divulgação Cummins

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