Com o aumento do preço médio de veículos, a contratação de seguros também ficou mais cara. Segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o aumento chegou a 32% no último ano, uma má notícia para quem deseja proteger o seu veículo. Quem consegue incluir o seguro veicular no orçamento - de acordo com a Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais (CNseg), 70% da frota brasileira não possui o serviço contratado - a boa notícia é que a cotação já pode ser feita por aplicativos.
Um app que pode ser utilizado para esta tarefa é o Zul+, da Estapar. A plataforma possui a função “Seguro Auto”, que pode ser utilizada tanto por motoristas que não tem seguro e desejam realizar a contratação, como por quem já contratou o serviço.
Para fazer uma cotação, basta baixar gratuitamente o aplicativo, cadastrar o veículo no app, escolher a opção “Seguro Auto”, selecionar na sequência “Não tenho seguro” e responder a um breve formulário com dados sobre o veículo. A partir dessas informações, o motorista será contatado por um representante do Zul+, que dará sequência ao atendimento. E em pouco tempo ele vai receber algumas propostas, para escolher a que se encaixa melhor em suas necessidades e no seu bolso.
“Uma das reclamações dos condutores é em relação ao preço do serviço. Claro que as necessidades de cada motorista devem ser levadas em consideração, mas, de forma geral, para quem dirige todos os dias e enfrenta congestionamentos, ter um seguro para terceiros é indicado. Quem costuma deixar o veículo estacionado na rua com frequência, o ideal é o seguro contra furto e roubo”, afirma André Brunetta, Diretor de Inovação e Digital da Estapar.
Os motoristas que já tem um seguro contratado conseguem, via app Zul+, anexar a apólice e visualizar os contatos da seguradora, caso necessite acionar o seguro. Isso facilita a vida dos proprietários de veículos, uma vez que o documento estará disponível na palma da mão, sem a necessidade de ficar procurando o arquivo ou buscando o e-mail. Além disso, com a possibilidade de acessar o contrato de maneira rápida e prática, os condutores sempre estarão atentos com a data de vencimento, de modo a não perder o prazo para a renovação ou contratação de um novo seguro.
O caminho para essa funcionalidade é semelhante. Basta entrar em “Seguro Auto”, clicar no botão “Já tenho um seguro”, selecionar a empresa contratada e preencher com o mês de vencimento. Na sequência, a tela com os números de telefone e a opção de adicionar a apólice serão exibidas para o usuário. “Assim, quando precisar de atendimento, o motorista não vai ter que ficar procurando os telefones da seguradora ou a apólice, para saber os tipos de cobertura a que tem direito”, explica Brunetta.
Além da função de seguros, o Zul+ ainda oferece o pagamento de tributos (IPVA, licenciamento e multas), tag de pedágio sem mensalidade, possibilidade de encontrar o estacionamento mais próximo, baixar o CRLV digital (documento do veículo), localização de concessionárias, entre outras funcionalidades. Com tudo isso disponível em único app, não há a necessidade de baixar diversos apps, que ocupam muito espaço de memória dos smartphones, ou ficar procurando diversos aplicativos e sites para resolver as questões do veículo.
Foto: Divulgação Zul+