Texto: Thiago Hidalgo*
Os impactos da transformação digital como um todo deixam mercados e setores cada vez mais competitivos, o que reflete diretamente na vida da sociedade, com novos produtos e serviços modernos. A tecnologia vem tomando conta das organizações e transformando os costumes diários da população. O avanço tecnológico na mobilidade urbana, por exemplo, impacta na qualidade de vida de tantas pessoas que utilizam aplicativos de transporte todos os dias.
Estamos constantemente nos locomovendo para o trabalho, mercado, compromissos, consultas médicas e atividades de lazer, e desses locais de volta para os nossos respectivos pontos de partida. Uma maneira de melhorar a logística dessa rotina foi o desenvolvimento dessas plataformas de transporte individual de passageiros, tornando-as uma opção mais conveniente.
Além de deixar o dia a dia de pessoas que não possuem veículos mais prático, aplicativos dessa natureza também geram empregos, movimentando toda uma economia. Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea - 2022), existem por volta de 1,5 milhão de brasileiros que trabalham com o transporte de passageiros e entrega de mercadorias. Só na cidade de São Paulo, já são mais de 500 mil. Há quase um mês, o app mobizapSP, de gestão pública, começou a operar, contribuindo para a abertura dessas portas de empregos, aumento de renda e sendo um balizador na capital paulista para o mercado de aplicativos de transporte individual de passageiros.
A segurança também é um ponto de melhoria com o avanço da tecnologia, pois além do GPS que indica a melhor rota, o monitoramento dos percursos e o compartilhamento do trajeto também é possível por meio dos aplicativos. Agora, família e amigos podem ver como a viagem está seguindo, podendo intervir caso qualquer incidente possa estar em curso.
Além disso, o preço acessível e as várias formas de pagamento mostrou à sociedade que serviços desse tipo também podem se adequar ao bolso de cada um. Antes, motoristas particulares ou viagens agendadas eram restritas apenas a um grupo de pessoas que podia pagar por tal conforto. Hoje, a democratização desse tipo de viagem é vista facilmente e com bons olhos.
Com o desenvolvimento desse setor, observamos o aumento da concorrência, mais opções para geração de renda, diferentes taxas e especificações de serviços, beneficiando clientes, profissionais e o crescimento da sociedade em tecnologia.
*Thiago Hidalgo é CEO do Consórcio 3C, desenvolvedor do mobizapSP, aplicativo de transporte individual de passageiros da Prefeitura de São Paulo.
Foto: Divulgação