A escolha do tipo de combustível pode depender de diversos fatores. Para mapear e identificar como funciona esse processo decisório, a Webmotors, maior ecossistema automotivo do Brasil e principal portal de negócios e soluções para o segmento, realizou uma pesquisa inédita com recorte do público masculino da região Sudeste do Brasil para identificar quais são os tipos de combustíveis mais utilizados, além dos motivos das preferências para cada abastecimento.
O novo estudo mostra que a gasolina comum ainda é a principal fonte de abastecimento (43%), completando o ranking a gasolina aditivada (20%) e o etanol comum (17%). Um dos fatores determinantes para a preferência está relacionada ao maior rendimento do veículo com o combustível, mesmo com os entrevistados identificando que o preço do etanol comum é mais atrativo.
Em comparação com o ano de 2021, 66% dos condutores escolhiam o etanol como combustível, no entanto, com a redução dos preços, tanto do etanol como da gasolina, nos últimos tempos, esse percentual caiu para 59%.
Apesar de os brasileiros colocarem o preço do combustível como segunda opção, optando pela melhor qualidade e rentabilidade para o veículo, o estudo comprova que, ainda assim, o dinheiro preocupa os motoristas. A pesquisa indica que 55% dos proprietários de carros e motos fazem cálculos sobre a rentabilidade do combustível antes de realizar o abastecimento. Outro ponto de destaque foi o fato de 37% dos entrevistados terem optado por vender seu veículo próprio devido ao alto custo do combustível.
“A Webmotors vem buscando cada vez mais se tornar o parceiro ideal de seus clientes, com soluções completas para compra, venda e uso do veículo, por isso, esse tipo de pesquisa, mesmo que represente um recorte de um público majoritariamente masculino e da região Sudeste do País, é fundamental para entendermos como o consumidor vem encarando a questão dos combustíveis no seu dia a dia”, afirma Cris Rother, CMO da Webmotors.
Tipos de carrocerias escolhidas
Diante da totalidade da pesquisa, 66% dos entrevistados dizem possuir um automóvel com motor flex, que possibilita o abastecimento com mais de um tipo de combustível. Quando isolado por carrocerias, 31% são proprietários de modelos SUVs, 27% de hatches e 26% optam pela carroceria sedã.
A maioria (45%) dos respondentes que recebe acima de 20 salários mínimos ou entre dez e 20 salários mínimos opta por modelos SUV e a última opção para esse público é o modelo hatch. Em contrapartida, os entrevistados que recebem entre quatro e dez salários mínimos optam primeiramente pelos veículos hatch (40%).
“Com a análise dos dados podemos perceber o comportamento do consumidor brasileiro por faixa etária. A pesquisa indica que os entrevistados acima de 45 anos desejam e adquirem, em sua maioria, os modelos SUV, enquanto os motoristas de 18 a 44 anos buscam por modelos hatch”, reforça Rother.
A pesquisa sobre o uso de combustíveis ouviu 2.102 pessoas.
Foto: Divulgação Webmotors