A Jaguar TCS Racing vai estrear o seu Jaguar I-TYPE 6 na Índia nos dias 10 e 11 de fevereiro, durante o inédito E-Prix de Greenko Hyderabad, quarta rodada do Campeonato do Mundo de Fórmula E ABB FIA 2023.
A próxima corrida marca o 30º local da série e o primeiro de quatro novos circuitos da temporada. A prova é composta por 32 voltas em um circuito de rua de 2,83 km, situado nas margens do lago Hussain Sagar, que tem a forma de um coração.
Os pilotos Mitch Evans e Sam Bird têm como objetivo assegurar mais pontos e pódios após desempenhos positivos nos dois dias de corrida em Diriyah, realizado em janeiro.
Nas rodadas dois e três, Sam garantiu o terceiro e quarto lugares. "Estou realmente satisfeito com meu desempenho em Diriyah, garantindo um pódio e a volta mais rápida ao longo do fim de semana de duas corridas. Estou levando essa confiança e canalizando-a para me motivar e fazer ainda melhor no quarto round na Índia. Hyderabad vai ser uma corrida tão grande para toda a equipe e estou pronto para entregar meu melhor desempenho", comenta Sam Bird, piloto número 10 da Jaguar TCS Racing.
Já Mitch Evans, marcou pontos importantes após terminar em décimo e sétimo na prova na Arábia Saudita, na qual se destacou durante as qualificatórias e fases iniciais da terceira rodada, quando liderou a corrida desde a primeira curva. "Estou sempre animado com a perspectiva de uma nova pista e Hyderabad não é exceção. Embora novas superfícies e novos climas sejam sempre um desafio para nós, tivemos muito sucesso no passado, quando corremos em novas pistas. O ano passado foi a primeira vez que corri em Jacarta e Seul, e ganhei ambas as corridas, então, se pudéssemos repetir nossa série de vitórias em Hyderabad neste fim de semana, seria ótimo para assegurar alguns pontos", diz Evans, piloto número 9 da Jaguar TCS Racing.
"A equipe passou um tempo valioso trabalhando no simulador para se familiarizar com a nova pista, que parece fantástica. Há uma entrada complexa e interessante para T3, e vários cantos têm entradas e saídas combinadas complicadas. Além disso, experimentaremos temperaturas de cerca de 30 graus, o que será um desafio para os motoristas. Com um ciclo de trabalho de alta potência, também será desafiador para os pneus e para a parte mecânica dos carros. A ultrapassagem parece possível nos T3 e T6, portanto deve ser uma corrida emocionante", avalia Phil Charles, Gerente Técnico da Jaguar TCS Racing.
Para James Barclay, Diretor da Equipe Jaguar TCS Racing, desde que o calendário de corridas de 2023 foi anunciado, Hyderabad tem sido uma das pistas que toda a equipe esperava ansiosamente. “Os próximos três locais de corrida são novos na Fórmula E e nós gostamos do desafio de novos circuitos como uma equipe. Hyderabad é uma nova oportunidade para nossos pilotos e engenheiros encararem e, o que é importante, é também uma corrida caseira para a Tata e nossa parceira no título, a TCS. Assim, correr na Índia também é algo muito importante para nós como parte orgulhosa do Grupo Tata correr na Índia. Também temos o prazer de anunciar nossa nova parceria com a AERO antes deste fim de semana, e estamos imensamente entusiasmados em correr com um parceiro focado no desempenho, mas também estabelecendo novos referenciais em sustentabilidade."
Sustentável desde a pintura
Além do ineditismo da pista, a corrida também marca o começo de uma nova parceria entre Jaguar TCS Racing e a empresa de tintas AERO. O novo fornecedor oficial é conhecido por ser revolucionário na indústria de tintas e oferece alternativas à pintura automotiva tradicional, já que faz uso de tecnologias avançadas de materiais, com aplicação ágil e mais sustentável realizada em formato de película.
O sistema de película autorregenerativa da AERO é utilizado na nova pintura assimétrica em preto, branco e ouro do Jaguar I-TYPE 6. Incrivelmente durável e leve, a tecnologia da tinta proporciona melhor tenacidade do que outros sistemas de revestimento, ao mesmo tempo que é 60% mais leve do que as tintas aplicadas por spray.
Além das melhorias de performance, esse tipo de pintura traz consigo uma riqueza de benefícios ambientais, incluindo a emissão zero de carbono, por ser sem compostos orgânicos voláteis (COVs) e sem compostos de policloreto de vinila (PVC). Dessa forma, o produto da AERO reforça os objetivos sustentáveis da Jaguar TCS Racing, já transmitidos para o público pela participação da equipe na própria Fórmula E, o primeiro esporte de carbono zero líquido do mundo.
"A AERO sempre proporcionou para o automobilismo alternativas com desempenho leve, durabilidade e valorização estética, que também reduziram ou até mesmo eliminaram em muito os impactos ambientais das tintas tradicionais aplicadas em spray, tornando-se uma solução fácil para qualquer pessoa que se preocupe com sustentabilidade ambiental e circularidade. Nossos diferenciais de desempenho terão um impacto positivo na missão da Jaguar TCS Racing, que vemos como um grande parceiro e com objetivos alinhados aos nossos por sua missão de colocar em campo o carro de corrida elétrico mais leve, mais rápido e mais eficiente da marca", comenta James E. McGuire Jr., CEO da AERO Sustainable Material Technology.
Informações sobre a corrida
A Jaguar TCS Racing competirá na quarta rodada do Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB 2023 em Hyderabad, Índia, em 11 de fevereiro de 2023, às 15h no horário local, 6h33 no horário de Brasília.
Compromisso ambiental
A Jaguar TCS Racing está entrando na temporada de 2023 tendo sido recentemente premiada com a Acreditação Ambiental de Três Estrelas da FIA, a classificação mais alta possível. Isso confirma que a equipe demonstra as melhores práticas e o compromisso com a gestão ambiental, enquanto se esforça continuamente para melhorar os processos existentes.
Jaguar TCS Racing
A Jaguar retornou às corridas em outubro de 2016, tornando-se o primeiro fabricante de luxo a se juntar à série de corridas de rua ABB FIA Formula E Championship totalmente elétrica. Na oitava temporada, Mitch Evans terminou como vice-campeão na classificação dos pilotos – seu resultado de maior sucesso na campanha da Jaguar TCS Racing na Fórmula E. Em 2022, a Jaguar TCS Racing terminou em quarto lugar na classificação das equipes, com sete pódios, quatro vitórias, uma pole position, uma volta mais rápida e 231 pontos marcados – a maior conquista de pontos da equipe até o momento. O neozelandês Mitch Evans terminou a temporada passada como vice-campeão, com Sam Bird em décimo terceiro lugar geral na classificação dos pilotos.
Fórmula E
Além de seu conceito totalmente elétrico, a Fórmula E é única no automobilismo por sua diversidade de corridas em diversas partes do mundo. O campeonato de 2023 acontece em circuitos de rua no centro das principais cidades do mundo, incluindo Cidade do México, Diriyah e Roma, com novos locais, como Hyderabad, Cidade do Cabo e São Paulo. O final da temporada acontecerá em um fim de semana de corrida de rodada dupla em Londres.
Foto: Divulgação Jaguar