O Hyundai HB20 chega ao final do ano de 2022 como o automóvel de passeio mais vendido do Brasil, ao emplacar 96.255 unidades de janeiro a dezembro, segundo números da Fenabrave – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores – divulgados hoje. O modelo repete o resultado conquistado em 2021 e se torna bicampeão de vendas no país.
No ranking de automóveis de passeio não são consideradas as pick-ups, que entram em outra classificação, como veículos comerciais leves. Dentro do segmento de hatches compactos, o HB20 viu sua participação subir de 25,2% para 27,4% de um ano para outro, graças ao lançamento do Novo Hyundai HB20, repaginado e com novos itens de segurança e tecnologia, como o Hyundai SmartSense, e à manutenção constante de seu volume de vendas ao longo dos meses de 2022.
Nas vendas para o canal de varejo, que exclui as chamadas vendas diretas, o preferido entre os SUVs em 2022 foi outro modelo da montadora sul-coreana produzido localmente, na fábrica de Piracicaba (SP): o Hyundai CRETA, que registrou 56.493 emplacamentos no ano passado e garantiu o primeiro lugar no segmento entre as unidades comercializadas.
“Fico feliz em retornar à família Hyundai neste momento único e poder dar continuidade ao que os nossos times vêm realizando nos últimos anos sob a liderança de Ken Ramirez, que, graças aos resultados alcançados e seu profissionalismo, assume a partir de agora uma responsabilidade global em nosso headquarter. Particularmente, 2022, ano em que completamos 10 anos de Brasil, foi também marcado pela inauguração de nossa fábrica local de motores, a introdução da marca N Line no país e o lançamento do Novo Hyundai HB20”, comenta Airton Cousseau, Presidente e CEO da Hyundai Motor Brasil e da Hyundai Motor para a Região das Américas Central e do Sul. “Com tecnologia, inovação e foco total nas necessidades do cliente, a marca sempre superou os anos mais desafiadores, chegando a 2023 com os dois modelos que produz em Piracicaba como campeões de vendas. Além de reforçarem o momento positivo da Hyundai no país, esses resultados são parte da mais recente conquista da Hyundai Motor Company, que se tornou a terceira maior fabricante de automóveis do mundo”, complementa o executivo.
Como resultado da liderança de seus principais modelos, a Hyundai somou 187.809 unidades comercializadas em 2022, atingindo 9,6% de participação de mercado.
“O ano de 2022 ficará marcado na história da Hyundai, pois nele completamos 10 anos de operação no Brasil e tivemos nossos dois principais modelos como campeões de vendas, no geral entre veículos de passeio, no caso do HB20, e no varejo entre SUVs, para o CRETA. Isso nos dá condições de afirmar que ambos estão posicionados entre os carros mais queridos pelos brasileiros e são trazidos até o consumidor por meio da rede de concessionárias que mais vende automóveis por loja no País, a quem agradeço por todo empenho e comprometimento”, afirma Angel Martinez, vice-presidente comercial da Hyundai Motor Brasil.
Foto: Divulgação Hyundai