Faltando menos de um mês para a abertura da temporada 2023 da ABB FIA Fórmula E, que acontecerá na Cidade do México, a Jaguar TCS Racing completou esta semana o teste oficial do novo Jaguar I-TYPE 6. Realizado no Circuito Ricardo Tormo na Espanha, os pilotos Mitch Evans e Sam Bird impulsionaram o potencial do veículo Gen3 ao longo de cinco dias de testes.
Em oito sessões, a equipe da Jaguar TCS Racing obteve um resultado positivo, reunindo uma riqueza de aprendizados com o novo carro mais leve, rápido e eficiente. Com a adição de um trem de força dianteiro, pneus novos e mais capacidade de frenagem regenerativa do que nunca, o teste foi uma oportunidade para a equipe entender melhor os detalhes do carro de corrida e otimizar sua montagem.
A consistência da equipe da Jaguar TCS Racing permitiu que a dupla de pilotos experiente focasse sua atenção em lidar com as novidades desafiadoras da pista espanhola e usá-las de aprendizado para situações inesperadas. Durante os cinco dias de testes, foram percorridos mais de 1.500 quilômetros, o equivalente a dirigir desde Gaydon, lar da Jaguar TCS Racing, na Inglaterra, até Mônaco.
“Foi bom retornar à Valência e testar nossos carros de corrida Jaguar I-TYPE 6 junto com todas as outras equipes pela primeira vez e avaliar onde todos se posicionam a partir de uma perspectiva de desempenho. O carro da Gen3 representa um grande passo em relação à tecnologia e eletrificação. Os testes são sempre um processo vital e temos muito aprendizado e informação a partir desta semana, o que nos possibilitou entender melhor o carro, resolver qualquer problema e nos concentrar em nossos preparativos para a primeira corrida na Cidade do México, em janeiro", comentou James Barclay, Diretor da Jaguar TCS Racing Team.
O neozelandês Mitch Evans viu seu bom desempenho garantir o terceiro lugar tanto no Free Practice 3 quanto na etapa Qualifying. Na sessão de testes 5, Mitch e Sam também conseguiram, respectivamente, a primeira e segunda voltas mais rápidas em geral na nova categoria de potência de 300KW.
Mitch Evans, piloto número 9 da Jaguar TCS Racing, contou como as atitudes durante os treinos refletem aquelas esperadas para as corridas oficiais. “Temos sido competitivos nas sessões, assim como a simulação de qualificação, que é positiva. A qualificação é a chave para o sucesso na Fórmula E, portanto, estar na frente do grupo me dá confiança. Tecnicamente, o carro de corrida Gen3 é mais complexo, mas como equipe aprendemos muito esta semana e esperamos estar em um bom lugar no México dentro de um mês".
"Gostei de descobrir os novos aspectos do nosso Jaguar I-TYPE 6 na pista esta semana. Tudo desde os sistemas e controles até o novo pneu Hankook, eu abracei o desafio. Mal posso esperar para estar de volta à Cidade do México em janeiro e aplicar este conhecimento à minha primeira corrida da temporada", disse Sam Bird, piloto número 10 da Jaguar TCS Racing.
A Jaguar TCS Racing correrá na Cidade do México em 14 de janeiro para a primeira rodada do Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB 2023.
Foto: Divulgação Jaguar