De acordo com o Plano Nacional dos Resíduos Sólidos (Planares), do governo federal, o Brasil deve passar do atual índice de 2% de reciclagem para 48%, até 2040. Atenta às questões ambientais e ligadas à ESG (Environmental, Social and Governance ou Meio Ambiente, Social e Governança), a Corteco, marca do Grupo Freudenberg e uma das principais fornecedoras de componentes para o mercado de reposição automotivo, realiza a logística reversa das embalagens de seus produtos, em parceria com a eureciclo, uma das principais certificadoras de logística reversa do país.
Com essa iniciativa, a empresa já compensou 9,29 toneladas de embalagens em um ano, reinserindo-as na cadeia e contribuindo com o desenvolvimento do setor de reciclagem no país. O programa tem abrangência nacional e a Corteco recebe o certificado de logística reversa das embalagens pós-consumo por meio de uma tecnologia de rastreamento de notas fiscais emitidas por cooperativas e operadores de reciclagem também parceiros do eureciclo.
Outro benefício para a Corteco é que essa compensação ambiental gera impacto social positivo para o setor, em linha com o que é determinado pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que tem como meta a logística reversa de 22% das embalagens colocadas em circulação no mercado pela empresa.
“Acredito que devemos estar cada vez mais engajados com ações ambientalmente responsáveis e que contribuam com a ESG. Essa iniciativa de logística reversa das nossas embalagens é um ponto fundamental, com impactos positivos, não apenas para o meio ambiente, mas também para a economia circular, e de forma indireta para a geração de empregos na cadeia de reciclagem. Trata-se de um conjunto de fatores positivos, aliado a um olhar mais amplo e estratégico da empresa em relação ao meio ambiente”, comenta Ricardo Piffer, Gerente de Suprimentos e Operações.
Mais iniciativas
Além da parceria com a eureciclo para a logística reversa das embalagens, em seu Centro de Distribuição, situado em Salto (SP), o parceiro logístico da Corteco, a TK Logística do Brasil, compartilha dos mesmos propósitos, realizando a troca do sistema de iluminação convencional pelo sistema de iluminação de led. Com isso, a empresa atingiu uma redução de 61.992 kwh/ano em seu consumo energético. Com apoio da TKL, também são realizadas campanhas de conscientização com os colaboradores, que auxiliam na diminuição de energia elétrica, no uso consciente dos recursos ambientais e na redução da emissão de CO2.
Outra ação realizada no Centro de Distribuição é a coletiva seletiva e o tratamento dos resíduos gerados em toda a operação. Com o comprometimento do parceiro logístico TK Logística do Brasil são realizados treinamentos e a separação correta mensalmente. Essa iniciativa já resultou em aproximadamente 5,2 toneladas de papelão e 0,6 toneladas de plásticos encaminhadas para reciclagem. Após o coprocessamento, os materiais se transformam em matéria-prima para a indústria de papel e plástico.
Foto: Centro de Distribuição, em Salto (SP), conta com iluminação em led para contribuir com a redução do consumo de energia elétrica - Divulgação Corteco