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A cabotagem pode ajudar a reduzir o preço dos produtos em regiões remotas do Brasil
27/07/2022 09:09 em Mobilidade

Conectar um país com expressiva proporção territorial como o Brasil pode ser uma tarefa desafiadora. Somando esses aspectos à existência de várias regiões pouco acessíveis ao transporte rodoviário ou por trem no país, os processos se dificultam cada vez mais. Por isso, a Mercosul Line, armador brasileiro parte do Grupo CMA CGM, um player global em soluções marítimas, terrestres, aéreas e logísticas, opera a logística multimodal, utilizando a cabotagem como principal modal operacional para fornecer um serviço sem interrupções a seus clientes.
Atualmente, mesmo com os avanços tecnológicos, ainda existem populações que, por viverem longe de grandes centros, sofrem impactos negativos no abastecimento de itens essenciais para seu cotidiano. Segundo dados do Projeto Povos Ribeirinhos, uma iniciativa da Secretaria Geral das Missões (SGM) que visa apoiar ações que beneficiam à qualidade de vida das comunidades ribeirinhas brasileiras, 37 mil pessoas vivem isoladas, à beira dos rios que cortam o maior estado brasileiro, o Amazonas, cujo acesso só é viável de barco. Nesse cenário, a cabotagem assume um papel fundamental para atender às necessidades dos lugares mais remotos do país.
“O Brasil possui praticamente 8 mil quilômetros de costa litorânea, facilitando a escolha pela cabotagem como principal modal de conexão do país. Com isso, os custos dos produtos transportados através do navio podem ser reduzidos entre 15% a 20% em relação ao modal rodoviário. Isso pode impactar positivamente o custo de vida de toda uma região”, afirma Valter Branco, Gerente de Transportes Multimodais da Mercosul Line.
Utilizando, mais uma vez, como exemplo o estado do Amazonas, no Brasil, a Mercosul Line oferece a essa região o serviço BRACO, que é uma linha operacional com rápido transit time, ligando o sul e sudeste ao norte do país. Esse serviço é essencial para abastecer a população local com alimentos e insumos para as indústrias da Zona Franca de Manaus.
O acesso em boa parte do estado é inviável pelos modais terrestres e, dessa forma, a logística integrada é primordial visando o fácil acesso ao Rio Amazonas. Além disso, a cabotagem tem como benefícios adicionais menos custo e mais sustentabilidade, já que ela emite, no mínimo, cinco vezes menos CO2 quando comparada ao modal rodoviário.
“Os nossos navios transportam grandes lotes de contêineres dos mais variados segmentos, atendendo os principais portos do Brasil. O avanço do estoque para os centros de distribuição permite que os pedidos dos clientes das áreas remotas sejam atendidos com maior agilidade e eficiência; por isso, o transporte de cabotagem tem participação fundamental na estratégia logística e de distribuição para atendimento das regiões que estão distantes dos centros urbanos e que possuem difícil acesso”, explica Alexandre Souza, Diretor Comercial da Mercosul Line.
“Com a cabotagem, além de diminuir as distâncias, possuímos lead time competitivo, maior segurança, menor número de avarias, melhor gerenciamento de processos e custos competitivos.  A simples atividade de realizar uma compra no supermercado retrata a importância do processo logístico nas regiões mais remotas do país, que, nesse caso, é ter o produto certo no momento certo”, afirma Alexandre.
O destaque do momento é o serviço NEXCO (Northeast Express Connection) que liga Santos e Suape de forma rápida, estimulando o crescimento da cabotagem entre esses portos e impulsionando a empresa a um franco crescimento, acima do mercado. “Crescer acima do mercado é a resposta que buscamos! Isso só nos mostra que estamos navegando em águas certas! Agradecemos o apoio e a confiança de todos os nossos clientes”, diz José Roberto Duque, CCO da Mercosul Line.

Foto: Divulgação Mercosul Line

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