O estudante de design Ricardo Munhoz Santiago Junior, do Instituto Mauá de Tecnologia (SP), esteve no Festival do Japão de São Paulo, realizado em julho na Capital paulista, para ver a pintura especial que desenvolveu para o Novo Nissan Kicks aplicada em uma unidade de verdade do crossover. Ricardo também teve a oportunidade de conhecer John Sahs, designer chefe do Estúdio Satélite de Design da Nissan para a América Latina.
O encontro aconteceu no estande da Nissan no festival, um dos maiores eventos da comunidade japonesa no Brasil, realizado em São Paulo.
“O concurso é uma plataforma para os estudantes explorarem o DNA japonês da Nissan e também para celebrar o 114º aniversário da imigração japonesa no Brasil. O projeto vencedor expressa a trajetória dos imigrantes vindos do Japão e a cultura japonesa com muita Inteligência, cores e elementos, explica John.
Ricardo foi o grande vencedor do "Concurso Acadêmico de Design Gráfico Novo Nissan Kicks", realizado pela Nissan do Brasil no mês de junho com o objetivo de encontrar a pintura mais japonesa para o crossover. A ideia deste tema foi de homenagear à chegada dos primeiros imigrantes do Japão ao Brasil, o que ocorreu oficialmente em 1908, quando o navio Kasato Maru chegou em São Paulo com um grupo de japoneses.
"Estou muito feliz em ver meu projeto aplicado ao Nissan Kicks. Pesquisei muito durante o desenvolvimento do meu projeto e, por coincidência, estava lendo a biografia de um pintor japonês, Katsushika Hokusai, que me inspirou muito. A onda que aparece na lateral direita, inclusive, é uma reprodução da obra dele", explica o estudante.
O Novo Nissan Kicks com a pintura especial, que foi destaque no estande da Nissan no Festival, se caracteriza pelo uso de cores fortes e diferentes elementos da cultura nipônica. Da roda traseira esquerda tem origem faixas vermelhas, que fazem a vez de raios de Sol para representar Amaterasu, a deusa do Sol na mitologia japonesa. Já a grande onda representada em toda a lateral direita do carro foi inspirada na obra "A grande onda de Kanagawa", do artista Katsushika Hokusai. A árvore símbolo do Japão, a cerejeira, cobre a traseira do veículo. Suas pétalas estão distribuídas por quase toda a superfície do carro, inclusive no teto.
Fotos: Divulgação Nissan