Offline
Publicidade
Publicidade
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/7bfd17b9156cacd355150fa1bfe64315.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/be00d2d606c6fe2c6feacb97cb2bdc31.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/d117ded633dc476dac23dccb896f3297.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/e69ae621e18b44c9ef7ef40b4b5ac23a.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/148529/slider/dc7ec9f03f66e00d8e95830285f128e9.jpg
Renault Group e Vitesco Technologies unem forças para desenvolver eletrônica de potência para trens de força elétricos e híbridos
Mercado
Publicado em 15/07/2022

O Renault Group, um dos principais nomes da indústria automotiva, e a Vitesco Technologies, um dos principais fabricantes internacionais de tecnologias de acionamento e soluções de eletrificação modernas, anunciaram a assinatura de uma parceria estratégica para o desenvolvimento e a produção de eletrônicos de potência conjuntos em uma chamada “One Box” para trens de força elétricos e híbridos.
Sob este acordo, ambos os parceiros unirão as suas forças, contribuindo, através de seu know-how e experiência, para o desenvolvimento conjunto de um conceito de eletrônica de potência único no mercado. O Renault Group trará sua experiência elétrica e híbrida, enquanto a Vitesco Technologies fornecerá suas tecnologias e processos “melhores da categoria”.
O objetivo é uma unidade eletrônica chave que combine todos os componentes em um compartimento: o conversor CC-CC 1, o carregador integrado OBC2 e o inversor3. As equipes do Renault Group e da Vitesco Technologies definirão os produtos e processos de montagem desta "One Box", integrando as mais recentes tecnologias para garantir o melhor nível de competitividade em termos de desempenho e custo.
Este conceito “One Box” permitirá também um ganho sem precedentes de compacidade (-45% em termos de volume) e massa para o desenvolvimento dos futuros veículos da Renault, particularmente em termos de espaço e conforto dos passageiros. As configurações e a montagem dos vários componentes básicos serão adaptadas aos tipos de trem de força elétrico e híbrido. As equipes da plataforma de desenvolvimento serão baseadas principalmente em Toulouse.
O desenvolvimento desta “One Box” está planejado para equipar veículos elétricos e híbridos na faixa de alta tensão da Renault a partir de 2026, com o objetivo de que o Renault Group, eventualmente monte este produto em suas instalações industriais na França para veículos 100% elétricos. Com esta nova parceria, o Renault Group está estendendo seu controle sobre a cadeia de valor elétrica, integrando este sistema “all-in-one” original da eletrônica de potência, codesenvolvido internamente.
Como parte dessa parceria, o Renault Group fornecerá, ao mesmo tempo, à Vitesco Technologies um contrato de vários anos para a eletrônica de potência dos veículos híbridos da Renault. Além disso, a Vitesco Technologies fornecerá ao Renault Group, uma “Caixa de Alta Tensão”, que combina o conversor CC-CC e o carregador, para veículos elétricos a bateria a partir de 2025.
“Temos o prazer de dar um novo passo hoje com a Vitesco Technologies, uma parceira de longa data do Renault Group em veículos elétricos, cuja experiência em eletrônica de potência é reconhecida em todo o mundo. Juntos, projetaremos e desenvolveremos uma “One Box” de última geração, única no mercado, que será uma vantagem competitiva real. Com esta parceria estratégica, também estamos fortalecendo ainda mais nosso domínio da cadeia de valor elétrica, e reafirmando mais uma vez nossa determinação em ancorar nossos desenvolvimentos tecnológicos e industriais para o veículo elétrico na França”, disse Gilles Le Borgne, EVP Engineering, Renault Group.
Andreas Wolf, CEO da Vitesco Technologies, acrescenta: “Estamos muito felizes em entrar nesta parceria estratégica com o Renault Group, que é um dos maiores fabricantes automotivos e pioneiro na área de veículos elétricos. Com este passo, não só nos tornaremos um aliado chave do Renault Group na eletrônica de potência, mas também é um marco importante para fortalecer ainda mais nosso crescimento no campo da eletrificação.”

¹O conversor CC-CC é um circuito eletrônico de energia que converte a alta tensão CC (corrente contínua) da bateria para alimentar a rede de 14V CC de baixa tensão do carro.
²O Carregador Integrado (On Board Charger - OBC) é um circuito de energia que permite a recarga da bateria de tração CC de alta tensão da rede elétrica.
³O inversor é um circuito eletrônico de potência que aciona o motor elétrico em CA a partir da tensão CC da bateria de tração. Ele controla a velocidade do motor, tração e recuperação de energia durante a frenagem.

Foto: Divulgação Renault

Comentários
Comentário enviado com sucesso!