Stellantis N.V. e Vulcan Energy Resources Ltda anunciaram hoje investimento de 50 milhões de euros da Stellantis na Vulcan e uma extensão do contrato de compra original vinculativo para 10 anos. O investimento de capital irá direcionar a expansão da produção da Vulcan planejada para o seu produtivo campo de exploração Upper Rhine Valley Brine Field (URVBF). Vulcan já está produzindo energia geotérmica a partir do URVBF e planeja produzir hidróxido de lítio sem uso de combustíveis fósseis e com pegada de carbono zero como parte do Projeto Zero Carbon Lithium™.
“Fazer este investimento altamente estratégico em uma companhia líder em lítio irá nos ajudar a criar uma cadeia de valor resiliente e sustentável para nossa produção europeia de bateria para o veículo elétrico”, afirma Carlos Tavares, CEO da Stellantis. “Nós continuamos buscando formar relacionamentos fortes com parceiros que compartilham valores como os nossos, lutar contra o aquecimento global e promover uma mobilidade limpa, segura e acessível para nossos clientes.”
“O investimento significativo da Stellantis na Vulcan e no Projeto de Lítio Zero Carbono representa um forte posicionamento de uma das maiores fabricantes de automóveis do mundo em relação ao abastecimento estratégico e sustentável de recursos de baterias,” afirma o Diretor Geral da Vulcan Dr. Francis Wedin. “Nós estamos completamente alinhados com as metas de descarbonização e eletrificação da Stellantis, que representa algumas das mais ambiciosas na indústria. É encorajador ver uma montadora líder investindo na produção local de lítio de baixo carbono para veículos elétricos. Como nosso maior comprador, esperamos aprofundar nosso relacionamento com a Stellantis enquanto acionista substancial da Vulcan e do nosso projeto de Lítio Zero Carbon™.”
Como parte do plano estratégico Dare Forward 2030, Stellantis anunciou planos de atingir 100% do mix de vendas de veículos elétricos a bateria (BEV) para carros de passageiros na Europa e 50% do mix de vendas de carros de passageiros e comerciais leves nos Estados Unidos até 2030. Stellantis será a campeã do setor na mitigação das mudanças climáticas, tornando-se carbono zero até 2038, com uma redução de 50% das emissões já em 2030.
A Stellantis recentemente anunciou seu acordo de fornecimento de hidróxido de lítio (North American lithium hydroxide supply agreement)
Foto: Reprodução