A Prometeon, fabricante global de pneus dedicada ao mercado industrial, equipando caminhões, ônibus, implementos agro e OTR, tem como um dos seus pilares inegociáveis a responsabilidade socioambiental de suas operações em todas as partes do mundo. No Brasil, com fábricas em Gravataí (RS) e Santo André (SP), isso não é diferente, e a fabricante aproveita o Dia Mundial do Meio Ambiente, que é celebrado neste domingo, 5 de junho, para destacar a importância deste assunto.
Para o CEO da Prometeon para as Américas, Eduardo Fonseca: “O Dia Mundial do Meio Ambiente é uma data bastante significativa para a luta na construção de um mundo melhor para as próximas gerações. Trabalhamos com enorme afinco no desenvolvimento de produtos, serviços e métodos produtivos que levem em consideração não apenas o ganho financeiro e de eficiência, mas, também, segurança, conforto, desempenho e respeito com as melhores práticas socioambientais do mercado”.
Medidas efetivas no dia-a-dia
Na sua fábrica de Gravataí, a Prometeon, desde 1999, trata e recicla os efluentes industriais internamente em uma moderna estação de tratamento. Cerca de 70% destes efluentes são reutilizados nos processos industriais, reduzindo a necessidade de captar mais recursos naturais. Um outro importante aspecto é o do gerenciamento de todos os resíduos gerados. Cerca de 98% são usados integralmente para reciclagem.
Diariamente, são utilizados em média 314 m³ de água para consumo humano e uso industrial, captados do Arroio Passo dos Ferreiros e tratados na fábrica. Campanhas de conscientização contra o desperdício e a utilização de água de reuso nos banheiros garantem economia de mais de 22 milhões de litros por ano de água potável, em um programa que atinge todos os banheiros da fábrica.
Já na planta de Santo André, medidas similares foram tomadas, resultando na queda drástica na quantidade de água captada, cerca de 465 m³/mês. Ao somar os 1.885 m³/mês em Gravataí, a economia é de 28 milhões de litros por ano em ambas as fábricas.
Além disso, estão sendo realizados investimentos no monitoramento on-line das emissões atmosféricas por meio de sistemas online, antecipando necessidades sobre o sistema de filtragem do ar, emitindo alertas para paradas programadas de manutenção e à parada de máquina, no caso de leitura superior ao limite máximo estabelecido.
Além do esforço produtivo, a Prometeon participa da ReciclANIP, uma das maiores iniciativas mundiais de logística reversa. Nela, os produtos descartados são destinados para o coprocessamento, sendo utilizados para produção de massa asfáltica, artefatos de borracha e laminação, tirando, diariamente, milhares de pneus do destino de serem descartados no meio ambiente de forma não segura.
Todo este esforço da empresa está alinhado desde a sua matriz, em Milão, na Itália, com todas as suas unidades pelo mundo. No Brasil, foi criado um Comitê Corporativo em ESG, que trabalha especificamente mantendo a harmonia entre todos os pilares do negócio, sendo eles: Dimensão Social, Dimensão Ambiental, Dimensão Econômica, Governança e Ética.
Nas reuniões do comitê são analisados os indicadores de desempenho utilizados mundialmente, como, por exemplo, emissão de CO2, pegada hídrica, cuidado no esgotamento de recursos naturais, e medidas são tomadas para garantir sempre o menor impacto possível para a natureza nos locais onde a Prometeon possui operação. Isso tudo permite uma produção diária limpa e com mínimo impacto de pneus que ajudam a alimentar e transportar o Brasil.
Foto: Divulgação Prometeon