Em um momento em que mais companhias aéreas que operam na França oferecem aos seus passageiros passagens aéreas e de trem conjuntas, a empresa ferroviária francesa SNCF Voyageurs firmou parceria com a SITA, principal fornecedora de TI para o setor de transporte aéreo, para integrar suas atividades de back office às de suas empresas aéreas parceiras, de forma segura e transparente.
Uma solução atualizada da SITA, baseada em API (Interface de Programação de Aplicação), substitui uma anteriormente utilizada. O objetivo é melhorar significativamente o processo de check-in presente nas 20 estações ferroviárias onde está disponível o serviço integrado “Trem + Aéreo”.
Nos últimos anos, as companhias aéreas em toda a Europa passaram, cada vez mais, a oferecer opções de viagens intermodais, exigindo mais soluções em conjunto entre as operações aéreas e ferroviárias. A SITA tem desempenhado um papel fundamental na troca de dados entre empresas aéreas, aeroportos e demais stakeholders do setor. E as mesmas tecnologias também podem ser ampliadas para os transportes ferroviário, marítimo e outros meios para melhor integração com o transporte aéreo, proporcionando aos passageiros uma experiência mais atrativa.
Usando o serviço de API web da SITA, a SNCF Voyageurs agora pode receber e repassar detalhes das viagens e dos passageiros para as companhias aéreas parceiras. Dessa forma, a SNCF Voyageurs é notificada sobre qualquer passageiro que chega às estações ferroviárias e que tenha uma passagem de Trem + Aéreo. Isso possibilita o compartilhamento de informações com as empresas aéreas, confirmando que o passageiro embarcou no trem e está a caminho. Um benefício adicional dessa solução é que não há alterações nos processos das companhias.
A interface intuitiva da SITA ainda reduziu expressivamente, para menos de 30 minutos, o treinamento necessário para os agentes da SNCF Voyageurs, eliminando pré-configurações complexas do sistema. Os sistemas da SITA também garantem que todos os dados sejam recebidos, tratados e transmitidos em conformidade com os padrões da IATA (Associação Internacional de Transportes Aéreos) e do GDPR (Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados da Europa).
“Como temos vivenciado uma forte recuperação das viagens, a SITA está sendo crucial ao fornecer uma solução simples de usar e com uma rápida implantação, garantindo um trajeto tranquilo pela SNCF e pelas nossas companhias aéreas parceiras. Além disso, sua facilidade de uso permite que nossos agentes ofereçam uma experiência de viagem mais leve”, destaca Christophe Pouille, gerente de Produto Trem + Aéreo da SNCF Voyageurs.
“Cada vez mais, as pessoas estão exigindo uma jornada combinada, onde cada etapa da viagem - seja de avião, trem ou navio - esteja perfeitamente conectada. Nossa expertise no já altamente integrado setor de transporte aéreo foi decisiva para agrupar os principais stakeholders em um processo comum. Assim, essa experiência agora pode ser aproveitada para outros meios de transporte", finaliza Sergio Colella, presidente da SITA para a Europa.
Foto: Divulgação SITA