Um dos principais entraves na decisão de blindar um veículo sempre foi o peso acrescido ao automóvel depois que o serviço é finalizado. E é justamente neste ponto que a Autobunkers, referência nacional em blindagem automotiva, com mais de 20 anos de experiência, chega com uma novidade que derruba esse tabu: Aramid Gold ou, pura e simplesmente, a blindagem sem uso de aço. Trata-se da blindagem veicular mais leve do mercado.
O desenvolvimento de novas tecnologias na constituição do fio de aramida possibilitou uma grande redução no peso total de um veículo blindado. A forma tradicional exige, por segurança, que parte da lataria do blindado seja revestida com aço balístico 304. São as colunas, as caixas de maçaneta, as persianas de ventilação e outras regiões do veículo, cuja área a ser coberta não ultrapassa 20 cm x 20 cm. “Agora, com a nova tecnologia, toda a parte opaca, ou seja, a lataria do veículo será revestida em manta”, revela Olavo Ehmke, sócio-diretor do grupo empresarial Autobunkers Defense.
Com a adoção da Aramid Gold, a tampa do porta-malas de um carro sedã pode ficar até 19kg mais leve e as portas com até 6kg a menos cada. “Agora nós temos a Yellowgard, uma manta aramida produzida em Kevlar®, que oferece resistência balística superior, o que nos possibilitou fazer essa substituição do aço”, justifica.
Entre as vantagens oferecidas pela Aramid Gold, Ehmke destaca a redução do peso total do carro, melhoria da dirigibilidade, estabilidade, frenagem, velocidade, consumo de combustível, diminuição dos ruídos internos devido à torção da carroceria, entre inúmeros outros benefícios.
Blindagem de vidros
Para contribuir na redução do peso total agregado ao veículo blindado, a Autobunkers Defense oferece os vidros Ballistic Pro, mais finos, de peso reduzido e de qualidade perene. Os novos vidros possuem a tecnologia Du Pont SentryGlas de melhor transparência e qualidade ótica, filtram com proteção UV de 98%, além de ser um produto que não delamina quando exposto a altas temperaturas.
Os vidros Ballistic Pro trazem para o mercado o conceito de peso específico, oriundo da física e da engenharia, que trabalha com a medida de kg/m². Para um melhor entendimento, Ehmke compara as áreas envidraçadas dos SUV VW T-Cross e BMW X5. “Um vidro de porta de uma X5 tem 0,612m² de área enquanto o T-Cross mede 0,43m². Entretanto, o peso específico de ambos é o mesmo, de 33kg/m²”, detalha.
Ehmke acredita que os vidros Ballistic Pro devem agradar principalmente aos proprietários de carros com teto solar panorâmico ou de vidro inteiriço. “Com a blindagem mais leve, eleva-se menos o centro de gravidade do carro e isso traz uma dirigibilidade melhor”, finaliza.
Foto: Divulgação Autobunkers