Offline
Publicidade
Publicidade
O que esperar sobre conectividade nas frotas em 2022?
18/04/2022 09:42 em Artigos

Texto: LeasePlan*

O dispositivo inteligente que mais tem recebido atualizações não é o seu celular; é o carro! Agora que os veículos passam a possuir conexão à internet, as frotas estão cada vez mais conectadas, permitindo que informações sejam enviadas em tempo real para a ‘nuvem’ e acessadas pelos gestores de frota a qualquer hora e em qualquer lugar. Isso aumenta a segurança, a produtividade e, até mesmo, pode garantir uma frota mais sustentável.
Para 2022, algumas tendências tecnológicas que antes pareciam possíveis apenas em filmes de ficção científica, começam a tomar forma como, por exemplo:

5G
O tão falado 5G começa a chegar em alguns países (até mesmo no Brasil) e vai revolucionar a forma com que nos locomovemos - e vivemos! Com a conexão de internet móvel ainda mais rápida, dispositivos habilitados para o 5G (inclusive os carros) poderão baixar e enviar grandes quantidades de dados, em uma fração do tempo que leva atualmente. Com isso, a ideia do carro autônomo passa a se tornar um pouco menos abstrata, e robôs táxis já são uma tendência para este ano. Tanto é que já é estimada que a venda de veículos autônomos (AV) na China deverá ultrapassar 5 milhões em 2035 e 33 milhões em 2040.

Gestão de frotas remota  
A pandemia da COVID-19 aumentou a demanda por sistemas de monitoramento e gerenciamento de frota remotos. Isso ajudou os gestores a monitorarem a produtividade e o desempenho das frotas mesmo à distância. Pelos benefícios dessa prática, a gestão de frotas remota continua em 2022, com softwares cada vez mais completos que facilitam o dia-a-dia dos profissionais.

Mobility as a service
O conceito de ‘MaaS’ trata, como o próprio nome diz, a mobilidade como um serviço, em que o usuário usa uma plataforma para escolher a melhor forma de se locomover e fazer o planejamento completo de uma viagem/deslocamento. Essa ideia tende a crescer ainda mais, já que a conexão 5G ajuda a tornar as cidades mais inteligentes. A ideia da mobilidade como um serviço ajuda os gestores em questões de logística, na utilização de veículos ociosos, ajuda a reduzir gastos e até controlar a emissão de carbono. Em 2022, este conceito fará cada vez mais parte do cotidiano das frotas - e da nossa vida, no geral.

*A LeasePlan é uma empresa com mais de 50 anos de mercado e líder mundial no setor de car as a service, atuando em 29 países e com uma frota de 1,8 milhão de veículos, está sempre de olho no futuro e seus especialistas sabem como auxiliar empresas a prosperarem junto com o avanço das tecnologias.

Foto: Divulgação

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!