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Toyota, Eneos e Woven Planet colaboram para a produção e o uso de hidrogênio verde na Woven City
Ambiente
Publicado em 14/04/2022

A Eneos Corporation e a Toyota Motor Corporation assinaram um acordo para explorar a produção e o uso de hidrogênio verde (produzido sem emissões de CO2) em Woven City, a cidade protótipo do futuro que a Toyota começou a construir no Japão. Junto com a subsidiária da Toyota, a Woven Planet Holdings, Inc., as empresas estão acelerando toda a gestão logística e técnica do projeto.
Conforme descrito no acordo básico, assinado em 2021, a Eneos e a Toyota decidiram iniciar a construção e operação de um posto de abastecimento de hidrogênio nas proximidades de Woven City, para produzir e fornecer hidrogênio livre de CO2 para veículos elétricos movidos a célula de combustível, ou fuel cell electric vehicles (FCEVs). Juntas, vão estudar e projetar um sistema eficiente de fornecimento e gestão da procura de hidrogênio verde. O posto de abastecimento de hidrogênio Eneos está programado para começar a operar antes da abertura da Woven City, em 2024-2025.

Itens considerados no acordo básico (*1)
1) A Eneos vai estabelecer e operar um posto de abastecimento de hidrogênio nas proximidades da Woven City.
2) A Eneos produz hidrogênio verde, isto é, hidrogênio produzido com energia renovável, num posto com eletrolisadores, para fornecimento a Woven City, de forma a ser usado num gerador a pilha de combustível a hidrogênio que será instalado na Woven City pela Toyota.
3) Promover o uso da mobilidade elétrica, movida por célula de combustível a hidrogênio para a logística nas proximidades de Woven City. Validação de uma unidade-base (*2) de produção de hidrogênio para a mobilidade e logística, construindo um sistema de gestão de oferta e procura.
4) Realização de avançados estudos conjuntos sobre o fornecimento de hidrogênio no centro de demonstração a ser estabelecido em Woven City.

Itens que foram decididos no acordo recente de desenvolvimento conjunto
Item 1)
Construção de um posto de abastecimento de hidrogênio adjacente a Woven City.
Item 2)
Instalar eletrolisadores no posto de abastecimento de hidrogênio, que vai produzir hidrogênio verde (livre de CO2) ao utilizar energia renovável. Fornecimento de hidrogênio verde para veículos de passageiros e veículos comerciais FCEVs (como o Toyota Mirai), mas também para a Woven City, por meio de um gasoduto. Instalar um gerador fixo a pilha de combustível no posto de abastecimento de hidrogênio, em caso de uma falha no fornecimento de energia elétrica. (*3)
Item 3)
Considerar a ligação do Sistema Comunitário de Gestão de Energia (CEMS) da Woven City com o sistema de gestão de energia (SEM) a hidrogênio da Eneos, para otimizar a produção de hidrogênio.


O posto de abastecimento de hidrogênio da Eneos vai “produzir” o hidrogênio para ir ao encontro das necessidades energéticas dos usuários de FCEVs, dentro e na área da Woven City. Essa colaboração acelera a realização de uma sociedade verdadeiramente neutra em carbono. A Toyota acredita que vai facilitar e normalizar o uso de energia limpa, em primeiro lugar, em Woven City e, por fim, no mundo.

Concepção artística do posto de hidrogênio que será construído próximo a Woven City.

A Woven City é o projeto da Toyota com o objetivo de criar felicidade por meio da mobilidade de pessoas, bens e informações. É focado em três pilares: Cidade Centrada no Ser Humano, que torna as pessoas mais felizes no dia a dia, considerando as necessidades de diferentes tipos de pessoas antes e durante o desenvolvimento da tecnologia; Living Laboratory, a primeira pista de testes para mobilidade, onde pesquisadores, engenheiros e cientistas demonstram ideias inovadoras e tecnologias futuras, tanto virtualmente quanto no mundo real; e a Cidade em Constante Evolução, enraizada na abordagem kaizen (melhoria contínua) da Toyota, focada em ideias novas, que proporcionam melhor mobilidade de informações, bens e pessoas.

*1 Anunciado em maio de 2021: “Toyota e Eneos unem-se para tornar Woven City a referência em sociedade baseada em hidrogênio”.
*2 O hidrogênio pode ser fornecido aos FCEVs mesmo durante momentos de falha de energia, usando hidrogênio armazenado para operar um sistema de abastecimento com um gerador estacionário a pilha de combustível. Permite que a função de alimentação externa dos FCEVs seja utilizada para fornecer apoio energético, quando a eletricidade for necessária.
*3 A unidade-base é um padrão de medição necessário para garantir um resultado que seja valorizado e prático para os utilizadores e comercialmente viável.

Fotos Divulgação

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